Maniche thread [R]

Discussion in 'Portugal: Clubs' started by Frank Cunha, Nov 10, 2004.

  1. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Happy Birthday Maniche, on your 27th anniversary, also voted to the top 50 players in Europe, and will be playing his 150 game in the superliga

    MÉDIO FAZ HOJE 27 ANOS E CUMPRE NO SÁBADO O 15O.º JOGO NA SUPERLIGA
    Parabéns, Maniche

    Hoje é um dia especial para Nuno Ribeiro, ou melhor, Maniche, como se tornou famoso no futebol mundial. O craque do FC Porto completa hoje (e não ontem, como por lapso Record noticiou) 27 anos num momento brilhante da sua carreira. Em poucos dias, o seu trabalho é uma vez mais reconhecido a nível nacional e internacional.

    Depois de ter visto o seu nome entre os 50 melhores jogadores europeus, para o "France Football", Maniche alcança no próximo sábado uma marca significativa no escalão maior do nosso futebol: 150 jogos! Uma proeza conquistada na defesa de três emblemas: Alverca, Benfica e FC Porto e sempre com uma regularidade assinalável. Além disso, 29 golos para um médio, em 149 jogos, é sempre proeza de registar.

    Sendo um dos símbolos do campeão nacional e europeu, Maniche encontra-se no patamar mais elevado do futebol internacional. Tendo sido considerado um dos melhores jogadores do Euro'2004, foi do seu pé direito que saiu o golo mais bonito da competição. E a sua apetência para os tentos de antologia já se estendeu à presente temporada.

    Sensacional

    Pertence ao médio do FC Porto o golo mais belo da temporada de 2004/05, até esta altura. O espectacular momento de futebol que Maniche proporcionou em Braga, na segunda jornada da SuperLiga, conquistou o canal desportivo Eurosport. Um remate sensacional de fora da área que tem passado por toda a Europa. Não é, por isso, de estranhar a cobiça dos gigantes...

    Símbolo das conquistas europeias

    Maniche foi um dos craques que brilharam nas conquistas europeias dos dragões e que fez a transição para o novo ciclo. A par de Vítor Baía, Jorge Costa, Costinha ou Derlei, o médio bem pode ser considerado um dos símbolos desta geração de conquistadores da Europa.

    Primeiro na Taça UEFA e depois na Liga dos Campeões, Maniche marcou uma posição de relevo nas campanhas portistas. Quer pelos golos importantes, quer pela sua postura no terreno, o internacional português já deixou a sua marca na história do FC Porto.

    Afirmação na Selecção Nacional

    O Euro'2004 deu a Maniche a possibilidade de passar para a Selecção Nacional o talento que foi vincando ao serviço do FC Porto nas últimas duas temporadas. Mas a tarefa não foi nada fácil. Foi preciso esperar pela convocatória para o Europeu para dissipar as dúvidas que existiam em torno da incorporação do médio nos eleitos de Luiz Felipe Scolari.

    Pois bem, após oito meses de ausência, Maniche foi chamado à Selecção. O jogador agradeceu a confiança e respondeu com todos os recursos que se lhe reconhecem. Grandes exibições e golos importantes tornaram-no fundamental.

    Alverca

    Foi com a camisola dos ribatejanos que se estreou no escalão principal do nosso futebol. Na segunda jornada da época 98/99, Mário Wilson lançou-o contra o Boavista, a meio da segunda parte. De resto, a temporada não lhe poderia ter corrido melhor: dos três golos apontados, um foi ao Benfica e outro ao FC Porto.

    Benfica

    Após uma grande época no Alverca, Maniche foi premiado com o regresso ao Benfica. Primeiro com Jupp Heynckes e depois às ordens de José Mourinho foi utilizado com grande regularidade, chegando até a capitão. Só que o pior veio depois. Na sequência de uma troca de palavras com Manuel Vilarinho e, posteriormente, quando já se suspeitava que o médio iria para o FC Porto, a direcção do Benfica atirou-o para a equipa B. Esteve um ano parado.

    FC Porto

    Graças ao seu talento e à confiança depositada por José Mourinho, Maniche recuperou a alegria de jogar futebol. Impôs-se facilmente no onze do FC Porto, demonstrando uma enorme capacidade de luta. Foi pelos seus pés que passou uma boa parte do sucesso portista nas últimas duas épocas, o que lhe valeu um lugar na Selecção Nacional no Euro'2004.

    Autor: RUI SOUSA
    Data: Quinta-Feira, 11 de Novembro de 2004 02:36:00

    imprimir comentar enviar
     
  2. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Maniche just scored once again for Porto, Fernandez going to have to stop him for a period of two to three weeks, just like Ronaldo with MU, playing too many games in one season
     
  3. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ

Share This Page