Macau Soccer

Discussion in 'Portugal' started by Nelso, Jan 12, 2006.

  1. Nelso

    Nelso New Member

    Jun 14, 2005
    Avanca, Portugal
    Macau still have soccer!

    I will open this thread with the list of Macau Champions:

    1973 Polícia de Segurança Pública

    1984 Wa Seng

    1986 Hap Kuan
    1987 Hap Kuan
    1988 Wa Seng
    1989 Hap Kuan
    1990 not known
    1991 not known
    1992 GD Lam Pak
    1993 Leng Ngan
    1994 GD Lam Pak
    1995 GD Artilheiros
    1996 GD Artilheiros
    1997 GD Lam Pak
    1998 GD Lam Pak
    1999 GD Lam Pak
    2000 Polícia de Segurança Pública
    2001 GD Lam Pak
    2002 Monte Carlo
    2003 Monte Carlo
    2004 Monte Carlo
    2005 Polícia de Segurança Pública
    2006

    No more information available; in 1998 the first division consisted of 6 teams,
    the second of 11 and the third of 54.

    Polícia de Segurança Pública's title in 2000 was their first since 1973.
     
  2. Nelso

    Nelso New Member

    Jun 14, 2005
    Avanca, Portugal
    Benfica de Macau dont have seniors, but still promoting the youth teams:

    http://www.hojemacau.com/news.phtml?today=06-01-2006&type=sport

    Seniores: I Divisão com novidades

    Para já os planos do Benfica de Macau passam apenas pela aposta nas camadas jovens não estando prevista a participação no futuro próximo nos campeonatos de seniores da RAEM. No entanto está prevista a inclusão de uma equipa de juniores. Trata-se de uma selecção de jovens locais de sub-18 que continuará participar nos campeonatos da primeira divisão de futebol 11 até 2009, ano em que vai participar no torneio de futebol dos V Jogos da Ásia Oriental que vão ter Hong Kong. A Associação de Futebol de Macau (AFM) pretende assim aumentar e melhorar o ritmo competitivo dos jovens atletas do território.
    Além desta equipa, fazem parte do principal escalão do campeonato os campeões em título, a Polícia de Segurança Pública, o Lam Pak, Monte Carlo, Serviços de Alfândega, Vá Luen, Heng Tai, Hoi Fan, Kuan Tai e o Kin Chong que venceu no ano passado o torneio da segunda divisão. Outra das novidades do campeonato que tem início marcado para o final de Janeiro é a possibilidade de cada uma das equipas poder inscrever sete jogadores de fora de Macau, o que para a AFM deverá permitir aumentar a qualidade do futebol praticado e chamar mais pessoas aos jogos que frequentemente se encontram.
     
  3. Nelso

    Nelso New Member

    Jun 14, 2005
    Avanca, Portugal
    I Divisão: PSP e Monte Carlo cederam pontos

    Lam Pak assume a liderança


    O campeonato da I divisão de Macau está cada vez mais imprevisível. Depois de na semana passada os favoritos terem vencido folgadamente os jogos em que participaram, este fim-de-semana, o Grupo Desportivo da Polícia de Segurança Pública (PSP), campeão em título, e o Monte Carlo, que liderava a tabela classificativa, empataram as partidas da sexta jornada. Quem tirou partido desta situação foi o Lam Pak que já lidera o campeonato, em igualdade pontual com o Monte Carlo, mas com menos um jogo.
    Na noite de sexta-feira, os azuis e brancos de Macau tiveram pela frente uma formação do Hoi Fan disposta a dificultar a vida à equipa treinada por Chan Man Kin. E foi o que aconteceu no Estádio de Macau. O Lan Pak estava a vencer por 1-0, ao intervalo, mas, no início do segundo tempo, uma falta sobre um avançado do Hoi Fan deu origem a uma grande penalidade que foi convertida em golo. Até ao final, as duas formações criaram algumas ocasiões de golo, mas a sorte acabou por sorrir ao Lam Pak que marcou o tento da vitória a quinze minutos do fim. Para Chan Man Kin “este foi um jogo difícil, uma vez que o Hoi Fan é uma equipa com qualidade”. Do outro lado, o técnico António Machado esta inconformado com a derrota: “Não merecíamos perder porque acabámos por estar melhor em várias partes do jogo, tendo criado mais oportunidades de golo, por isso o empate seria um resultado mais justo, senão mesmo a nossa vitória”.
    A ineficácia do Hoi Fan e a experiência do Lam Pak acabaram por ser os factores determinantes.
    O Hoi Fan está em antepenúltimo lugar, numa zona de perigo para a descida à II divisão, mas Machado não está muito preocupado, dado que confia na qualidade e no valor dos seus jogadores. Embora tenha apenas vencido uma partida em seis jogos, o Hopi Fan está a corresponder às expectativas. “Sinto que a equipa tem qualidade para discutir o resultado com qualquer equipa do campeonato”, disse António Machado ao Hoje Macau.

    Va Luen empata Monte Carlo

    Até ao momento, o Va Luen é o campeão dos empates: em seis jogos empatou seis e venceu uma partida. No sábado, o Monte Carlo enfrentou a capacidade competitiva que o Va Luen tem vindo a demonstrar empatando a duas bolas, num jogo em que, segundo Firmino Mendonça, treinador e proprietário do clube “canarinho”, “o Monte Carlo cometeu erros defensivos que foram fatais”. Uma dessas falhas aconteceu a três minutos do fim, quando o Va Luen apontou o golo do empate. Para Mendonça, a equipa adversária está a surpreender esta época, com base num “plantel bastante equilibrado com cinco jogadores contratados na China continental, o que lhes veio trazer mais qualidade ao futebol”.
    À semelhança do que tem acontecido ao longo desta época, a PSP voltou a desiludir e a perder pontos, empatando com o Heng Tai a zero bolas. Sem o avançado Ka Li Man, transferido para o Lam Pak, a Polícia tem mais dificuldades em marcar golos e isso foi patente no jogo de sexta-feira. Dé Dé, defesa do Heng Tai, considera que o resultado foi justo numa partida competitiva em que a sua equipa ficou com menos um jogador em campo devido à expulsão de uma atleta, a cerca de meia hora do fim do encontro.

    Kin Chong e Kuan Tai recuperam

    Quem está a recuperar e em bom plano é o Kin Chong, clube que no ano passado foi campeão da II divisão. Depois de um início de temporada atribulado com duas derrotas e um empata nas primeiras quatro jornadas, o clube treinado por A Fai, que fez parte da equipa técnica do South China, de Hong Kong e por Miguel Heitor, conseguiu vencer dois jogos seguidos, com resultados e exibições convincentes: 4-0 ao Kuan Tai, há uma semana e 2-0 aos Serviços de Alfândega, no sábado. Heitor, que também faz parte d equipa técnica do Wong Chiu da II divisão, garantiu ao Hoje Macau que o Kin Chong mereceu em toda a linha ganhar esta partida: “Controlámos o encontro do início ao fim e tivemos ocasiões para marcar mais golos”. O técnico-adjunto reconheceu ainda que “os Serviços de Alfândega não tinham soluções para contrariar o nosso futebol, até porque o principal avançado deles, A Chong, está lesionado”. Os objectivos do Kin Chong são claros e ambiciosos e passam por terminar nos três primeiros lugares do campeonato, o que não é pouco para uma equipa que no ano passado estava no escalão secundário. Neste momento está em terceiro lugar, em igualdade pontual com o Kuan Tai, o que permite a Miguel Heitor estar confiante, afirmando que “ficar pelo menos em terceiro está perfeitamente ao nosso alcance”. No entanto, sublinha que a segunda volta é que vai decidir tudo, por isso ainda é cedo”.
    No outro jogo da sexta jornada, o Kuan Tai venceu a Selecção de Juniores, formação que foi este ano incluída pela Associação de Futebol de Macau no escalão principal com o objectivo de preparar os jovens para a participação em provas internacionais.
     
  4. passarinho

    passarinho New Member

    Mar 6, 2008
    Atenção; em 1994 o campeão nacional foi o Negro Rubro, não foi o LAM PAK como por lapso está descrito.
    Abraço.
     
  5. vilafria

    vilafria Member+

    Jun 2, 2005
    Ai, ainda bem.

    Why is this thread here?
    Doesn't it belong in the Asia forum ?
     

Share This Page