FUTSAL thread

Discussion in 'Portugal: NSR' started by Frank Cunha, May 9, 2004.

  1. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Sporting the national champion
     
  2. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portugal qualify for the World Cup of Futsal in Taiwan and European Cup of Futsal I believe in the Rep Checa

    FUTSAL: DATAS DOS SORTEIOS DO MUNDIAL E EUROPEU


    Já são conhecidas as datas dos sorteios das duas principais competições de Selecções Nacionais de Futsal. Em relação ao Campeonato do Mundo, o sorteio está marcado para o dia 5 de Setembro, em Taiwan, enquanto os Países que participam no Europeu, conhecerão a sua sorte no dia 22 de Setembro, em Ostrava (República Checa).

    Recorde-se que a Selecção Nacional de Futsal está apurada para estes dois Torneios.


    15/07/04
     
  3. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    FUTSAL Supercup, in the Belenenses Pavillion on the 21 of August between Sporting the national champion vs SL Olivais winner of the portuguese cup
    FUTSAL: SUPERTAÇA NO RESTELO


    A Supertaça de Futsal, que vai ser disputada entre o Sporting CP (campeão nacional) e o SL Olivais (vencedor da Final Four da Taça de Portugal), vai ser disputada no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo, no próximo dia 21 de Agosto, faltando apenas acertar a hora do pontapé de saída do encontro
     
  4. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    The Draw for the WC of Futsal will take place in Taiwan on the 5th September, Portugal will set up camp in Macau between 12 to 18 of November

    ORLANDO DUARTE COMEÇA A PREPARAR MUNDIAL EM SETEMBRO


    O Seleccionador Nacional de Futsal, Orlando Duarte, vai começar a preparar a participação de Portugal no Mundial de Taiwan (21 de Novembro a 5 de Dezembro) já no próximo dia 3 de Setembro, altura em que viaja, juntamente com o Secretário Técnico da Selecção Nacional AA, Mário Pereira, para aquele país. O regresso a Lisboa está marcado para o dia 8 de Setembro, com a chegada prevista para as 9h00.

    Orlando Duarte vai assistir ao sorteio do Mundial (agendado para o dia 5), participando também no 'workshop' da FIFA sobre a competição. O responsável técnico nacional aproveitará, ainda, a sua estadia em Taiwan para fazer o primeiro reconhecimento ao hotel onde a Equipa das Quinas vai ficar instalada e deverá ter a oportunidade de visitar algum dos pavilhões que vão acolher a prova.

    A deslocação ao Oriente ficará concluída com uma viagem até Macau, no dia 7, local onde vai decorrer o estágio de preparação para o Mundial, entre 12 e 18 de Novembro, durante o qual está prevista a realização de dois encontros de carácter particular.

    Para obter mais informações sobre a presença da nossa Selecção neste Mundial, clique aqui.

    30/07/04
     
  5. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Sporting wins the Portuguese supercap against Olivais

    FUTSAL: SPORTING CONQUISTOU SUPERTAÇA


    O Sporting CP conquistou, esta tarde, a Supertaça de Futsal (Época 2003/04) ao vencer o SL Olivais por 7-1, em partida disputada no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo (Lisboa).

    Os golos da formação leonina foram apontados por Gonçalo Alves (2), João Pires, Zézito, Israel e Paulinho (2). Pela formação dos Olivais, marcou Nuno Duarte.

    Ao intervalo o resultado já apresentava uma vantagem de três golos para o Sporting.

    Sob arbitragem de Francisco Parrinha e Paulo Teixeira, as equipas apresentaram o seguinte cinco inicial:

    SPORTING: João Benedito, Zézito (C), Bibi, Gonçalo Alves e Deo
    Treinador: Paulo Fernandes

    SL OLIVAIS: Piranha, Pedro Ferreira, Vitinha, Gonçalo e Drula
    Treinador: Luís Alves
     
  6. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portugal draw for the WC of Futsal

    Portugal
    Cuba
    Argentina
    Iraq


    Futsal/Campeonato do Mundo: Sorteio não muito favorável a Portugal Portugal integra o Grupo D, do Campeonato do Mundo de Futsal, em companhia do Irão, Cuba e Argentina. Este o resultado do sorteio efectuado em Taiwan, sendo que Portugal se estreia perante os iranianos a 22 de Novembro, defrontando depois a Argentina a 24 e Cuba a 26.
     
  7. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portugal preparing for the WC of Futsal, called the following players


    Bibi, Gonçalo Alves, João Benedito, João Marçal, e Zezito (Sporting); Formiga, Ivan, Luís Silva e Sandro Barradas (Freixieiro); André, Majó e Pedro Costa (Benfica); Marcelinho (DKV Seguros Zaragoza); Joel Queirós (El Pozo Murcia Turística); Arnaldo Pereira (MRA Gvitarra Xota) e Leo (Action 21 Charleroi).

    Os treinos terão lugar no pavilhão do Sassoeiros, com sessões bidiárias (10 e 17 horas).

    Autor: H.M.
     
  8. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    10 rules you should remember when watching FUTSAL,

    http://www.record.pt/noticia.asp?id=617414&idCanal=277


    1 - Um jogo de futsal dura 40 minutos, 20 minutos cada parte, com intervalo de 15 minutos. Numa fase de eliminatória, se depois dos 40 minutos se registar um empate, recorre-se a um prolongamento de 10 minutos, dividido em dois períodos de 5 minutos. Se o resultado de mantiver inalterado após o prolongamento, têm lugar as grandes penalidades.

    2 - Há duas marcas de penalidade no futsal - uma na linha de 6 metros, se um jogador comete falta dentro da sua área, e outra a 10 metros, que é usada depois de se ultrapassarem as 5 faltas.

    3 - Apesar de um campo de menores dimensões, tempo inferior de jogo e menos jogadores, o futsal tem três árbitros, que cooperam no controlo do jogo. Dois árbitros tomam conta do jogo dentro do campo, enquanto o outro toma nota das faltas acumuladas.

    4 - No futsal não existe fora de jogo, pelo que as tácticas defensivas são diferentes. Normalmente metade da equipa, o guarda-redes e mais dois jogadores, fica na defesa.

    5 - As cargas, mesmo as de ombro, não são permitidas num jogo de futsal, resultando num livre directo.

    6 - Quando um jogador é expulso, a equipa fica durante dois minutos com menos um jogador. Se nesse período a equipa adversária marcar um golo, o quinto elemento pode entrar logo.

    7 - Cada equipa tem direito a pedir um minuto de tempo morto em cada parte do jogo. O treinador pode pedir este minuto a qualquer momento, quando é a sua equipa que tem a posse de bola.

    8 - Em comparação com a disciplina que rege o jogo de posições no futebol, a rapidez de trocas de posição no futsal faz com que os sistemas de jogo sejam mais eficientes.

    9 - Com uma menor duração de tempo e um espaço mais pequeno, a velocidade, a habilidade e a técnica têm uma maior importância no futsal.

    10 - Nos jogos de futsal praticados em pavilhões, se a bola toca no tecto, o jogo pára e recomeça com lançamento lateral com o pé, a favor da equipa adversária à última que tocou na bola. O lançamento realiza-se na linha, no local mais próximo daquele debaixo da parte do tecto em que tocou a bola.

    Fonte: FIFA
     
  9. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
  10. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
  11. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    the best thing Portugal did was make the FUTSAL a Profissional sport

    The top teams in Portugal are drawing better then some teams in the superliga
     
  12. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portugal lost today to Spain 3-1 and they out

    the semi-finals will Spain, Italy, Brasil and Argentina
    does look familiar
     
  13. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    think they did good enough to keep the interest going, Futsal is the fastest growing sport in Portugal, they soon will passed the ratings for Rink Hockey, with do missed Arnaldo.

    I don't want to see a team of all brazilians like Italy did, that don't serve the purpose of our sport, but I don't mind to see 4 or 5 brazilians if they pay there dues and wait the normal six years to become a citizen of Portugal

    I don't want to see theme getting married just for the purpose to become citizens, I think that Soccer keeps a close watch special after the scandal's of the 80's and early 90's were you could become a citizen within hours
     
  14. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    the majority of the portuguese are happy the way Portugal played during the World Cup, only except the coach of Freixeiro

    PORTUGAL DEIXA BOA IMAGEM NO CAMPEONATO DO MUNDO
    Aplausos à selecção

    A Selecção Nacional de futsal chega hoje - dia em que faz quatro anos que conquistaram a medalha de bronze na Guatemala - a Lisboa e, com certeza, terá uma boa recepção, tendo em conta as opiniões de diversos quadrantes sobre a participação da equipa no Mundial de Taipé. Mas também há críticas.

    O treinador do Sporting, Paulo Fernandes, considera que "jogadores e técnicos saíram em alta, pelo trabalho demonstrado". O internacional Pedro Costa tem opinião idêntica: "O resultado é animador, não em termos de classificação geral mas em relação ao futsal praticado."

    Só Mário Brito, presidente do Freixieiro, foi crítico: "Há quatro anos eram amadores e conseguiram o terceiro lugar. Hoje, são profissionais e tiram um quinto. Tivemos qualidade, mas falhámos os objectivos. Houve situações que não podem acontecer."

    A Espanha foi mais uma vez intransponível. Paulo Fernandes e Pedro Costa voltaram a estar de acordo: "A Portugal falta mais jogos internacionais para que os jogadores cresçam em experiência."

    Madaíl elogia

    O presidente da FPF, Gilberto Madaíl, analisa como "brilhante a participação de Portugal" no Mundial, referindo que "esta selecção honrou mais uma vez o futebol português".

    Autor: CLÁUDIA MARQUES
    Data: Sexta-Feira, 3 de Dezembro de 2004 01:19:00

    imprimir comentar
     
  15. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portuguese national team arrived in Portugal they already think of the European Cup schedule in February
    Joel Queiros was fourth in score only passed by two brazilians and one Spanish player



    SELECÇÃO CHEGOU ONTEM A PORTUGAL
    Europeu é próxima meta

    A Selecção Nacional de futsal chegou ontem a Portugal, depois de 3 viagens de avião, num total de cerca de 20 horas. O cansaço era visível no jogadores e alguns ainda prosseguiram rumo ao Porto, enquanto Léo seguiu para a Bélgica e Marcelinho para Espanha.

    Joel Queirós, melhor marcador português no Mundial - ultrapassado apenas por dois brasileiros e um espanhol -, estava satisfeito: "Foi muito positivo. Ficámos num grupo difícil na primeira fase. Depois calhámos com os dois finalistas e discutimos o resultado com ambos."

    Acima de tudo, Portugal ficou a ganhar pelo colectivo: "Temos um grupo fantástico, que no Europeu [realiza-se em Fevereiro na República Checa, n.d.r] vai estar mais unido e forte que nunca". E recusa protagonismo: "Fiz um bom campeonato, mas não foi sozinho. Fomos grandes, entrámos humildes e com cabeça. Queria marcar apenas um golo: o decisivo, na final".

    O jogo com a Espanha ainda está na memória. Para o jovem pivot do El Pozo houve alguma "falta de traquejo": "Os espanhóis viram-se em vantagem e souberam gerir o resultado, sem arriscar. Ficou claro que em qualidade de jogo estivemos equivalentes". No Europeu Itália e Espanha voltam a estar no caminho de Portugal. Para Joel isso não é preocupante: "Se fizermos jogos como aqui, alguém vai ficar para trás e não vamos ser nós". André Lima mostrou-se confiante: "Estamos no bom caminho para conquistar títulos." João Benedito era o mais inconformado: "Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Foi muito mau."

    Autor: CLÁUDIA MARQUES
    Data: Sabado, 4 de Dezembro de 2004 02:10:00

    imprimir comentar enviar
     
  16. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Italy vs Spain in the final, remember we tied Italy in the first ever 0-0, and lost to Spain in the game going to the Semi-finals


    Campeonato do Mundo de Futsal 03/12/04


    As duas equipas que se apuraram, no grupo de Portugal, para as meias-finais vão disputar o título de Campeão do Mundo, no Taiwan.

    A Itália venceu 7 – 4 a Argentina, enquanto que a Espanha venceu o Brasil nas grandes penalidades, depois de ter empatado no tempo regulamentar por 2 – 2. A final está agendada para domingo, dia 5 de Dezembro.


    Imprimir A
     
  17. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
  18. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    games against Poland will be played in

    Katowice and Wroclaw,
     
  19. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Sporting in the second phase of the FUTSAL UEFA Cup

    SEGUNDA FASE DA UEFA FUTSAL CUP
    Sporting joga em Charleroi

    O Sporting vai disputar a segunda fase da UEFA Cup em Charleroi (Bélgica). O campeão nacional, inserido no grupo A com Action 21, Boomerang Interviú e Svea Lesna, também se candidatou à organização deste evento, mas a prova foi para a Bélgica. Carlos Vaz, director do futsal leonino, não foi apanhado de surpresa: "Tínhamos a ambição e o desejo de trazer a prova para Portugal, mas era difícil a UEFA escolher o mesmo país dois anos seguidos. Entendemos as razões." A competição deverá disputar-se entre 18 e 22 de Março.

    Data: Sexta-Feira, 10 de Dezembro de 2004 01:52:00
     
  20. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Benfica the leader of the Portuguese league, after a 4-3 win over Sporting
     
  21. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
  22. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portuguese nominated for Futsal Oscars


    Eis os portugueses nomeados:

    Melhor jogador: Majo (Benfica), Ivan (Freixieiro), Gonçalo Alves (Sporting), Israel (Sporting), Zezito (Sporting), Joel Queirós (Freixieiro/El Pozo), Formiga (Freixieiro), Arnaldo (Benfica/Gvtarra), Pedro Costa (Benfica), André Lima (Benfica) e Luís Silva (Freixieiro).

    Melhor guarda-redes: Sandro (Freixieiro), João Benedito (Sporting), Toni (Fundação Jorge Antunes) e Silvio (Sp. Pombal).

    Melhor jovem jogador: Paulo Pinto (Famalicense), Ricardinho (Benfica), Mourão (Sp. Pombal), Tavares (Benfica), Cardinal (Fundação Jorge Antunes), Ramada (Boavista), Marinho (Boavista/Fundação Jorge Antunes) e João Pires (Sporting).

    Melhor treinador: Luís Alves (SL Olivais), Joaquim Brito (Freixieiro), Paulo Fernandes (Sporting) e Alípio Matos (Benfica).

    Melhor clube: Benfica, SL Olivais e Sporting.

    Melhor selecção: Portugal.

    Melhor seleccionador: Orlando Duarte.

    Melhor árbitro: António Cardoso, Pedro Paraty, Parrinha e Gustavo Sousa.
     
  23. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
  24. Frank Cunha

    Frank Cunha New Member

    Sep 17, 2001
    UNION TOWNSHIP, NJ
    Portugal starter the European Cup the wrong way, losing to a Italian team made of Brazilians 8-3
     

Share This Page