The attacks in São Paulo

Discussion in 'Brazil NSR' started by Mengão86, May 13, 2006.

  1. Joelzinho

    Joelzinho Member

    May 23, 2005
    Montreal!
    Nat'l Team:
    Portugal
    Why are they let out after 2 or 3 years? Is that the sentencing?
     
  2. SoccerScout

    SoccerScout Member

    Jan 3, 2001
    New Jersey, USA
    Club:
    Internacional Porto Alegre
    Yes. Im not saying that is every case...but I read about it all the time...
     
  3. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
    No. In Brasilian judiciary system, you can go out after 1/6 of the sentence suffered. Also, there were habeas corpus, escapes and blablabla...
     
  4. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
    Concordo. O exército ajudaria bastante. Mas acho, também, que deve-se "cortar o mal pela raiz". Ou seja, o problema está na base da sociedade, da educação, enfim, praticamente tudo.

    E o meu bairro é o Bom Retiro. Tradicional bairro judeu, grego, coreano, boliviano e outros.
     
  5. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
  6. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
    Desde o final de semana, em meio à barbárie instalada em São Paulo, um sentimento me incomodou. Por que o povo paulista não reage, não vai às ruas, não mostra sua indignação? Abaixo, um artigo esclarecedor, publicado hoje pela Folha de São Paulo.

    Pânico no galinheiro

    DEMÉTRIO MAGNOLI
    COLUNISTA DA FOLHA

    O PCC deflagrou ontem a guerra da informação. Existiram, aqui e ali, disparos reais, mas sobretudo os bandidos dispararam aleatoriamente chamadas telefônicas ameaçadoras. BUUU! A cidade de São Paulo reagiu como um imenso galinheiro. Rumores correram soltos, desatando reações em cadeia. Sob o influxo do boato, comerciantes baixaram portas de aço, pais assustados correram às escolas para resgatar as crianças e empresas suspenderam o serviço. De um bairro a outro, a cidade apagou-se ao longo da tarde.

    Sarajevo, a capital da Bósnia-Herzegóvina, não renunciou à vida, nem sob sítio e debaixo das rajadas de franco-atiradores. Os mercados de Bagdá funcionaram em meio aos estrondos das bombas e mísseis dos ataques norte-americanos. Londres não parou durante os bombardeios aéreos alemães, na Segunda Guerra Mundial. Mas São Paulo curvou-se à delinqüência comum. Vergonha!

    A culpa é dos governantes? Sempre, em primeiro lugar, a culpa é deles. Atônitas, cercadas por numerosas assessorias inúteis, as autoridades estaduais e federais entregaram-se desde domingo ao jogo eleitoral, elaborando declarações maliciosas sobre seus adversários. Mas esses especialistas na baixa política não foram capazes de identificar o sentido da operação do PCC e, na prática, renunciaram a governar.

    Na hora da primeira série de ataques coordenados, o governo do Estado de São Paulo tinha a obrigação de centralizar as forças policiais em um comando único de emergência. Em vez disso, talvez inspirado nas ações dos comandantes do Exército que, no Rio de Janeiro, firmaram um acordo fétido com o Comando Vermelho, ele preferiu iniciar negociações sigilosas com os chefes da delinqüência.

    De nada servem um governador e um secretário da Segurança impotentes diante de uma guerra de rumores. Ontem, enquanto os cidadãos se acovardavam, os boletins de notícias desempenhavam involuntariamente o papel destinado a eles no planejamento dos bandidos. Mas não passou pela cabeça vazia das autoridades o recurso elementar de, usando a legislação disponível, colocar a TV e o rádio em rede oficial, por todo o tempo necessário, a fim de desfazer a boataria, chamar as pessoas à razão e impedir o cancelamento da vida normal.

    A culpa é só dos governantes? Não, mil vezes não! São Paulo conheceu ontem os efeitos psicológicos da indústria do medo. A classe média que não deixa os seus filhos circularem de ônibus e metrô, que se cerca de câmeras e alarmes, que passeia apenas em shopping centers e aspira comprar um automóvel blindado correu na direção de seus bunkers domésticos murmurando tolices sobre a pena de morte. No começo da noite, um manto de silêncio desceu sobre a cidade. Vergonha!


    p.s. O sentimento de impotência é um mal contra o qual é preciso lutar.
     
  7. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    Sao essas coisas, e tristezas semelhantes, que fazem brasileiros sairem do Brasil. Continuam amando a terra natal, cheios de saudade... mas ja falei com varios que estao aqui, e nem todos (suspeito) tem os documentos. Alguns me disseram que nunca querem voltar para o Brasil.
     
  8. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
    Fácil falar. Difícil fazer. Sair para protestar? Protestar contra quem? Nos exemplos citados pelo senhor Demétrio Magnoli, eles sabiam contra quem e contra o quê eles estavam lutando. Aqui não. Não temos marines norte-americanos para xingar, protestar. Não vemos a Luftwaffe bombardear as nossas cidades. Enfim... não sabemos contra quem protestar. Contra o governo? Apesar de eles só reagirem após o começo dos ataques, não acho que eles tem toda culpa de um problema social. Protestar contra o PCC? E quem é o PCC, além dos líderes presos? Difícil saber. Pode ser o vizinho que todo dia que deseja um bom dia até um colega de faculdade.
    E mais uma opinião minha. Dizem que a Folha de São Paulo é de esquerda. Pelo o que eu pude ler, principalmente no último parágrafo, sou obrigado a concordar. A luta contra a tal "burguesia" classe média está mais do que claro nessa reportagem. Não acho que só a classe média estava com medo. Creio que todas as pessoas, de todas as diversas camadas sociais, estavam com medo.
     
  9. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
    Acredito que o mais importante no artigo é o fato de fazer as pessoas pensarem e dizerem coisas importantes para elas, como você fez.

    Na edição de hoje, um antiquário propunha, ainda que com timidez, um protesto pacífico para o próximo final de semana.

    E os protestos não precisam ser necessariamente contra. Podem ser também a favor. Da paz.

    :)
     
  10. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic

    Entendo. Você, como jornalista(vi no profile:)) deve saber mais do que eu sobre isso.
     
  11. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic

    Pois é. Pra tudo tem que ter um culpado. E claro, sempre se culpa uma classe que também trabalha mas é vista como elitista e segregadora. Acho que a tal "elite branca" na qual acredito que o governador e sua família também fazem parte, está mais do que certa por gastar o dinheiro que ganham em restaurantes. Afinal, o dinheiro que se ganha com o suor do rosto deve ser gasto no lazer. E de novo, só a "burguesia" esteve assustada? Pelo que eu sei, há moradores da periferia que também se sentiram acuados.


    "A bolsa da burguesia vai ter que ser aberta para poder sustentar a miséria social brasileira no sentido de haver mais empregos, mais educação, mais solidariedade, mais diálogo e reciprocidade de situações."

    É. Começando pela diminuição dos sálarios, privilégios dos pertencentes da esfera pública e pelo aumento do dinheiro destinado para a educação, saúde, segurança pública poderemos mudar a situação do país. É um absurdo que de uns anos para cá houveram cortes nos investimentos para a educação, saúde, segurança pública com o intuito de conseguir para os juros internos da dívida interna. E conseguiram? NÃO!! Destinaram o dinheiro para a esfera pública!!! Bah! Por isso que não se pode confiar na maioria dos políticos que temos. A ideologia que os nomes dos partidos políticos levam foi pro lixo há muito tempo. Um ser do PFL não sairia dizendo essas coisas. Nem mesmo o PC do B falaria. Enfim... Esse ano vai ser minha primeira eleição. Escolher um bom candidato será quase igual a ouvir o som no vácuo...
     
  12. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
    Pois é, o governador de São Paulo se expressou mal.

    Mas acredito entender o que ele pretendeu dizer. A tal 'elite branca' existe e não é a classe média.

    Há um sentimento cristalizado, entre pessoas que compõem essa camada muito privilegiada da população, de que a impunidade é uma commodity que pode ser adquirida nos bastidores das instituições. Na verdade, esse sentimento expressa uma verdade, que não é apenas brasileira, embora aqui seja mais que evidente.

    No porão habitado pelo PCC e assemelhados, curiosamente, o sentimento é o mesmo. A impunidade, ali, também é uma mercadoria barata.

    Há um período na vida de um ser humano no qual ele pode se integrar à sociedade. Após esse período, que costumeiramente se encerra na adolescência, a sociedade civilizada, com toda a sua mecânica de funcionamento, o perderá para a turma do porão. Esse é o drama da injustiça social.

    Há um fosso que separa a mal definida 'elite branca' do porão.

    O governador, de modo surpreendente, expressou o rancor da turma de baixo com a turma de cima.

    Mas independente da bobagem que é a definição dele sobre a oligarquia paulista e brasileira, há coisas muito interessantes na entrevista. :)
     
  13. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    Burguesia branca. Olha so o cara. Discursinho moral.

    Se for assim entao que iniciem reformas a partir dos mais ricos, inclusive os politicos da pizza que falam, falam, falam - e roubam. Que o codigo de impostos seja alterado para recolher de acordo com quem tem mais.

    Ai vamos ver se a tal burguesia branca - os ricos do Brasil cujos membros includem os politicos corruptos que sempre foram e sempre serao os mais contrarios a reformas verdadeiras - vai aceitar abrir o bolso. Ate parece. Para eles, 'gentinha' tem que saber o seu lugar e isso eh ser POBRE.

    Abrir a bolsa da burguesia. E eu tenho uns pedacos de terra file mignon... em Atlantis. Alguem quer comprar?
     
  14. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
  15. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
    Então... Uma semana se passou. E parece que nada vai mudar... O PCC continuará crescendo, a polícia(?) continuará matando inocentes(?)... Enfim... Soluções dos governantes, só agora, depois de tudo o que já ocorreu, só para ganhar votos...
     
  16. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
    Você tem toda razão.
    Mas me conte: o que você pretende fazer a respeito?
    Este ano você votará pela primeira vez, certo?

    :)
     
  17. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic

    Certo. É minha primeira eleição. mas já participei de uma decisão importante para o país ano passado.

    Não sei ainda o que farei a respeito. Por enquanto, penso seriamente em desacreditar que o voto vá fazer alguma diferença. Quatro anos atrás, todos achavam que algo ia mudar com a eleição do presidente Lula. Mas...
     
  18. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    There's an article about this event in today's online edition of The New York Times. you guys should read it.

    www.nytimes.com
     
  19. Joelzinho

    Joelzinho Member

    May 23, 2005
    Montreal!
    Nat'l Team:
    Portugal
    The authorities "have declared war" but "are forgetting that they are leaving society defenseless," he added. "The two sides have firepower, and those who lose out are those who don't belong to either of the two sides."

    That my friends, is a very scary and mind-racking comment.
     
  20. V_Park

    V_Park Member

    Dec 20, 2004
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Korea Republic
    Crime organizado promove 71 ataques em SP e mata ao menos cinco

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u123831.shtml



    Desde aquela outra onda de ataques, vários outros atentados foram cometidos pelo PCC. Porém, muitos achavam que tudo estava sob controle do estado. bah! Belo controle!! Mas, diferentemente daquele fatídico dia em que a maior cidade global brasileira ficou deserta, tudo está anormalmente calmo...
     
  21. SoccerScout

    SoccerScout Member

    Jan 3, 2001
    New Jersey, USA
    Club:
    Internacional Porto Alegre
    So foi acabar a Copa pra tudo voltar ao normal...quando e' que o Brasil vai ter vergonha na cara...os bandidos e' que mandam....da nojo.
     
  22. neovox

    neovox Member

    Aug 21, 2003
    Sul do Brasil
    Um fato chama a atenção.

    Trata-se da inauguração da primeira penitenciária de segurança máxima vinculada ao Ministério da Justiça, construída na pequena Catanduvas, Oeste do Paraná - as hoje existentes são todas vinculadas aos Estados. Cerca de 40 presidiários de alta periculosidade hoje cumprindo pena em São Paulo serão transferidos para a nova penitenciária, que tem capacidade para mais de 200 criminosos. A penitenciária de Catanduvas impede toda e qualquer comunicação com o exterior. Os 40 presidiários a serem transferidos são prioritariamente ligados ao PCC, que respondeu hoje com ataques em São Paulo.

    Agora, uma interessante série de coincidências.

    O atual chefe do PCC chama-se Marcos Willians Herbas Camacho. Seu pai era boliviano. Sua mãe, brasileira. Um de seus irmãos, Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, foragido do Carandiru juntamente com uma centena de presidiários em 2001, foi recapturado em abril passado e também cumpre pena. É o braço direito do irmão mais velho.

    Um terceiro irmão de ambos, o boliviano Gabriel Herbas Camacho, é deputado eleito pelo MAS no Estado de Cochabamba, em 2005. O MAS é o partido do cocaleiro (plantador de folhas de coca) Evo Morales, presidente da Bolívia, com fortes aliados no Brasil.
     
  23. SoccerScout

    SoccerScout Member

    Jan 3, 2001
    New Jersey, USA
    Club:
    Internacional Porto Alegre
    What would the US do if this stuff happened here in the US?

    In Brazil Im watching this on TV and the Brazilian Police is pathtic, they look totally clueless and scared. If this was in the US this crap wouldnt last .

    And they want a WC there...I now think Brazil doesnt deserve a WC.
     
  24. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    IF gangs dared to do this in NY, you would have the entire NYPD on alert, and you'd probably have NY State Guard troopers as well as Army Reservists patrolling the streets even more aggressively than they did after 9/11. You'd see cops with combat gear and heavy weapons as well as soldires with machine guns everywhere - right now you see them in the transportation hubs and near Wall Street.

    You would have full support from the state government and from the federal government if necessary.

    We have to leave the ufanismo and the tupiniquim attitude aside and think rationally. Today's Estadao's online edition showed some plans for the 2007 Pan Games have not yet gone beyond the planning stage - meaning, they're still ON PAPER. And other works are behind schedule.

    There's no way we can hold a World Cup unless there are full-blown, aggressive, measures beginning ASAP conducted with professionalism and the necessary investment. I see little to tell me this will happen.
     

Share This Page