Cade o clima da Copa

Discussion in 'Brazil' started by Hexa, May 24, 2014.

  1. Hexa

    Hexa Member+

    May 21, 2010
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
    Eu tenho que admitir que o uso do dinheiro público, a insistentes críticas da FIFA (muitas merecidas), evento da Fifa e não brasileiro e uma seleção que não me empolga tiraram o tesão dessa copa pra mim, nem tentei comprar ingressos pra esse evento. Fiquei mais empolgado com o álbum da Panini do que com a Copa que é daqui a pouco.
    Eu não vou protestar contra a Copa mas sinceramente hoje estou totalmente indiferente em relação a esse evento, acho que foi um grande erro realizar essa Copa no Brasil.

    E vcs? ainda estão empolgados com essa copa?

    Pode ser que eu estou projetando mas não vejo nenhuma empolgação para essa Copa, as ruas não estão pintadas e não vejo muitas manifestações espontâneas... será que a Copa vai micar? ou quando a bola rolar e a camisa amarela estiver em campo a emoção vai contagiar?!
     
  2. Mengão86

    Mengão86 Moderator
    Staff Member

    Flamengo
    Brazil
    Nov 16, 2005
    Maryland, RJ/ES/PE
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Nat'l Team:
    Brazil
    Bom, estou empolgado com a possibilidade de conquistar a hexa. Eu me apaixonei pelo futebol assistindo uma Copa. Não tem como eu não ficar empolgado. Talvez seja pelo fato de eu morar no exterior. Eu reconheço os problemas e acho certo que o povo protesta desde que seja pacífico.

    Não sei se foi um erro o Brasil sediar a Copa. Acho que o erro foi que o governo (a CBF inclusive) não soube aproveitar a Copa de uma maneira que beneficie o povo.
     
  3. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    Voce citou algumas razoes diferentes para insatisfacao com a Copa. Com certeza parece que boa parte do povo nao vai entrar no clima como sempre acontecia. Mas vamos colocar as coisas em perspectiva porque a midia nunca conta a historia completa.

    1 - Dinheiro publico - concordo que o que foi prometido nao foi cumprido. Era para ser 90% de dinheiro privado se nao me engano (para estadios). Mas tem um grande porem, a crise mundial de 2007-2008 que acredito ter atrapalhado tudo isso. Nao sei se sem a crise teria sido do mesmo jeito, mas foi um fator.

    Vamos colocar tambem em perspectiva os custos. R$26b total. R$8b em estadios e o resto em infraestruturas urbanas e provavelmente outros gastos para a Copa (seguranca, etc ...). Houve super faturamento ? Com certeza como quase tudo no Brasil. Nao seria diferente. Mas o pais gasta todo ano R$280b em Educacao. Quer dizer, R$8b (ou mesmo R$26b) mudaria muito ? Certamente nao. Fora que parte desses custos vao ter retorno. Nao da pra prever se vai ter lucro ou nao, mas nao sao 26b jogados no lixo. E tambem tem que ser dito que esse dinheiro foi gasto num periodo de 7 anos.

    2 - Criticas a FIFA - acho que a critica tinha que ser mais ao Governo. Porque a FIFA queria 8 sedes ao inves de 12. Ela tambem quria limitar as viagens dos times pelo pais. A CBF pelo jeito bateu o pe' e disse que nao. Fora isso as outras criticas a FIFA sao as mesmas de todas as Copas (controlar produtos que podem ser vendidos ao redor do estadio, corrupcao, etc ...)

    3 - O time - com certeza nao temos craques for o Neymar. Mas o time e' competitivo e bem balanceado. Ou mais esse time do que o de 2006. Talvez seja mais um fator de parte do publico ja nao estar tao apaixonado assim por futebol. Tambem o fator de varios jogadores nunca terem criado um vinculo com a torcida por terem feito suas carreiras no exterior.
     
  4. Bakaman

    Bakaman Member

    May 8, 2008
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Santos FC
    Nat'l Team:
    Brazil
    Eu acredito que o Brasil não estava preparado pra sediar uma Copa, haviam muitos problemas à serem resolvidos antes de podermos sediar um evento desse porte... E como sempre, sob a desculpa de "obras para a Copa", milhões e milhões de reais foram desviados para os bolsos de políticos corruptos e assassinos, pouco foi feito para o povo em si.

    Mas pensando bem, mesmo se não houvesse Copa no Brasil os políticos arranjariam uma outra desculpa pra enriquecer às nossas custas e pouco ou nada seria feito pra quem realmente precisa. A culpa não é da Copa nem da FIFA, e sim dos nossos políticos, que são eleitos e re-eleitos pela massa ignorante que é comprada com cestas básicas. O maior ônus da democracia é justamente o fato das massas influenciáveis silenciarem as minorias pensantes.

    Sobre a Copa em si, estou empolgado sim pra assistí-la, como estaria se a Copa fosse na Holanda ou no "Timbuquistão". Como não vou à nenhum jogo memso, pra mim tanto faz aonde ela estará ocorrendo, vou assistir pela TV de qualquer forma.
     
  5. Hexa

    Hexa Member+

    May 21, 2010
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
    1 - Dinheiro publico - concordo que o que foi prometido nao foi cumprido. Era para ser 90% de dinheiro privado se nao me engano (para estadios). Mas tem um grande porem, a crise mundial de 2007-2008 que acredito ter atrapalhado tudo isso. Nao sei se sem a crise teria sido do mesmo jeito, mas foi um fator.

    Vamos colocar tambem em perspectiva os custos. R$26b total. R$8b em estadios e o resto em infraestruturas urbanas e provavelmente outros gastos para a Copa (seguranca, etc ...). Houve super faturamento ? Com certeza como quase tudo no Brasil. Nao seria diferente. Mas o pais gasta todo ano R$280b em Educacao. Quer dizer, R$8b (ou mesmo R$26b) mudaria muito ? Certamente nao. Fora que parte desses custos vao ter retorno. Nao da pra prever se vai ter lucro ou nao, mas nao sao 26b jogados no lixo. E tambem tem que ser dito que esse dinheiro foi gasto num periodo de 7 anos.

    Concordo que no ano de 2009 a economia brasileira passava por um momento único e aquele otimismo influenciou o Brasil e a Fifa mas o gasto é significativo sim. O Governo gastou em 2013 R$93,1b em saúde e R$89,8b em educação (http://orcamento.inesc.org.br/2013) então R$26b seria significativo sim

    2 - Criticas a FIFA - acho que a critica tinha que ser mais ao Governo. Porque a FIFA queria 8 sedes ao inves de 12. Ela tambem quria limitar as viagens dos times pelo pais. A CBF pelo jeito bateu o pe' e disse que nao. Fora isso as outras criticas a FIFA sao as mesmas de todas as Copas (controlar produtos que podem ser vendidos ao redor do estadio, corrupcao, etc ...)

    Concordo que fomos nos que aceitamos realizar esse mega-evento e como disse a maioria das reclamações da Fifa procedem, mas houve um desgaste pela insistência das críticas e a constatação de que é basicamente um evento internacional e não Brasileiro. A musica da Copa é horrível e só confirma estereótipos sobre Brasil (mulata e carnaval). Achei exagero a Fifa não deixar a turma do Alzirão usar Alzirão Copa 2014 ou Alzirão Brasil 2014 é uma festa tradicional organizada espontaneamente, muito bom a Ambev patrocinar o Alzirão 2014. Vai fazer mais sucesso do que "fan fest"

    3 - O time - com certeza nao temos craques for o Neymar. Mas o time e' competitivo e bem balanceado. Ou mais esse time do que o de 2006. Talvez seja mais um fator de parte do publico ja nao estar tao apaixonado assim por futebol. Tambem o fator de varios jogadores nunca terem criado um vinculo com a torcida por terem feito suas carreiras no exterior.[/QUOTE]

    Eu gosto do Felipão acho que somos favoritos por jogar em casa mas não me encanta. Neymar é craque mas não está (ainda) no mesmo patamar de RG, Ronaldo etc, e a imagem dele ficou desgasta com o pre-contrato e a pre-campanha publicitária.
     
  6. Bakaman

    Bakaman Member

    May 8, 2008
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Santos FC
    Nat'l Team:
    Brazil
    O problema não é quanto dinheiro foi investido e sim a forma como ele foi gasto. A economia brasileira vem crescendo muito, porém seja ano de Copa ou não, o dinheiro não é bem investido, seja por corrupção, seja por incompetência. Seus dados são de 2013 e dinheiro em educação não gera resultados imediatos (e sim à longo prazo) então não vou analisar isso agora, mas 89,9 bilhões em saúde deveriam ter surtido algum efeito. Ainda não vi diferença. Nada nesse mundo me faz ir à um hospital público, se algum dia precisar prefiro morrer em casa, o resultado vai ser o mesmo mas pelo menos eu não passo nervoso.

    Sobre a FIFA, concordo com você, como escrevi anteriormente. A partir do momento que o Brasil se comprometeu em sediar à Copa, ele selou seu destino de aceitar todas as imposições da FIFA. O correto seria não se candidatar e definir nossas prioridades, mas como isso não foi feito, Inês já está morta.

    Sobre o time, como você disse é um time equilibrado que funciona muito bem. O Felipão conseguiu encaixar as melhores peças que temos fazendo-as trabalhar harmoniosamente. Superou e muito minhas expectativas, quando ele foi nomeado o novo treinador eu queria o Ney Franco (!) pelo bom trabalho que ele vinha fazendo nas categorias de base, agora tenho que engolir minhas palavras e admitir que o trabalho foi bem feito apesar do curto espaço de tempo. Meu principal lamento agora é que ele provavelmente sairá depois da Copa do mundo e em seu lugar teremos Tite, o treinador que mais odeio nesse mundo.
     
  7. Brasitusa

    Brasitusa Member+

    AC Milan
    Italy
    May 14, 2014
    Club:
    New York City FC
    A copa no Brasil deveria ter mostrado para o exterior a imagem de país desenvolvido e eficiente, com um povo amigo e apaixonado. O que passou foi exatamente o oposto - desorganização, atrazos, corrupção, falta de infra-estrutura, protestos, saques de lojas e rebelião nas ruas, etc. A boa imagem do país seria positiva para atrair negócios, e melhoria da infra-estrutura deveria deixar legados positivos para a população. Novamente, o que se viu foi o oposto - 12 estádios quando apenas 8 eram necessários, com alguns condenados a virarem elefantes brancos; obras de infra-estrutura não realizadas, e imagem negativa, afastando investidores.

    Ou seja, me parece, daqui de longe (sou Americano mas com muitos laços com o Brasil; minha esposa é brasileira e visito o país regularmente e falo bem o português) que foi um desastre. O que mais escuto aqui, quando as pesssoas comentam o Brasil em relação às imagens e notícias relativas à copa, são adjetivos de referência ao Brasil como "hellhole" (buraco infernal). Uma pena... uma oportunidade perdida, devido a políticos incompetentes e corruptos.
     
    Hexa repped this.
  8. Brasitusa

    Brasitusa Member+

    AC Milan
    Italy
    May 14, 2014
    Club:
    New York City FC
  9. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Sempre é assim. Na minha opinião, é o melhor website brasileiro esportivo pra pensar fora do padrão, alem de dar análises boas.
     
  10. Brasitusa

    Brasitusa Member+

    AC Milan
    Italy
    May 14, 2014
    Club:
    New York City FC
  11. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    Por morar fora e estar menos ligado com a política brasileira assim como com os acontecimentos e as circunstâncias no Brasil, o meu ponto de vista é inegavelmente afetado pelas minhas opiniões políticas que foram formadas aqui nos EUA. Eu sou mais conservador e simpatizo mais com o Partido Republicano (apesar de saber muito bem que os Republicanos têm no seu meio vários pilantras), e a idade tirou de mim a simpatia e “compaixão” que eu tinha antigamente para com as pessoas de níveis socioeconômicos mais humildes por causa de certas coisas que vi e passei. Claro que o Brasil e os EUA são muito diferentes, mas é o meu modo de ver as coisas.

    Para mim o clima de Copa é muito diferente porque vivendo aqui nos EUA, fora as TVs latinas e certos bares irlandeses, latinos, e brasileiros, fica difícil topar com gente que realmente curte futebol. A gringada ficou mais ligada com o futebol do que há 20 anos atrás; a globalização encolheu o mundo. Eu assisti a final da Champions’ League na Fox com HD e gostei que pelo menos a Fox teve o juízo de contratar comentadores britânicos, que realmente entendem de futebol. Mas que estou num lugar bem diferente do Brasil, com certeza.

    Eu sinto frustração com a corrupção e todas as falcatruas do PT com a organização da Copa do Mundo. 12 sedes quando a FIFA queria 8? Para que jogos em Manaus? São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, e talvez Fortaleza. O que mais precisaria?

    Eu também simpatizo, mesmo morando longe do Brasil, com a raiva e o sentimento de não poder fazer nada perante tamanha corrupção e o aumento de crimes. Se eu soubesse que iria ser assim, em 2007, eu teria aprovado outro país como sede. Para falar a verdade, eu aprovei da escolha do Brasil como sede porque pensava que sendo a sede, o Brasil teria chances muito maiores que normal de sagrar-se campeão, e para livrar-nos do fantasma de 1950.

    Na boa, podemos falar o que quisermos da FIFA, mas a Copa pertence à FIFA e não ao Brasil. Foi o Brasil que quis ser a sede. E os problemas locais: transporte, hotéis, aeroportos, crime, pobreza, hospitais e escolas precários,etc.: tudo isso existia em 2007, em 1995, em 1980. Se dos tempos da ditadura, do Tancredo/Sarney, do FHC pra cá essas coisas não melhoraram o suficiente para que o povo não se manifestasse como fez em 2013 e está fazendo agora, isso não é nem problema e muito menos culpa da FIFA. No dia 14 de julho, vai ser aquela ressaca. Os gringos gradualmente irão embora. A imprensa estrangeira também. A comitiva da FIFA voará de volta pra Europa não na primeira classe nem na business class, mas em jatos particulares. Espero que estejamos festejando o Hexa. Mas mesmo que ganhemos, quando acabarem as festas e tudo voltar ao normal, todos esses problemas continuarão. A FIFA estará pensando na Copa do Mundo de 2018 e nos outros torneios que organiza. O Brasil vai ficar, afinal, no Brasil.

    Por isso que pra mim não faz sentido atacar a FIFA. A FIFA não tem culpa. Se tem esgotos nas ruas, escolas com ratos nas salas de aula ou com os tetos esburacados; se os hospitais públicos são nojentos e doentes pobres literalmente morrem nos corredores, deitados no chão; se as PMs locais têm armas de fogo inferiores às armas do Comando Vermelho ou do Terceiro Comando da Capital; se o mensalão é apenas uma amostra da corrupção que existe no governo brasileiro… o que tem a FIFA a ver com isso?

    Li trechos da entrevista do Felipão. Ele tem toda razão. Neymar, Hulk, Fred, Thiago Silva, etc… o trabalho deles é jogar futebol. Eles não criaram os problemas. Muitos nasceram em famílias pobres e sem o futebol estas famílias estariam sofrendo tanto quanto o resto do povo.

    No final, é necessário saber separar as coisas. Que o governo brasileiro, leia-se, o PT, está usando a Copa do Mundo para fins politicos e demagógicos ninguém nega e todo mundo sabe. Mas durante os jogos, torcer contra os jogadores está errado. Ou preferem que a Argentina ganhe a Copa do Mundo em território brasileiro? Porque se fosse lá a Copa, num país semelhantemente corrupto, nenhum argentino torceria pelo Brasil somente para irritar a Cristina Kirchner.
     
  12. Brasitusa

    Brasitusa Member+

    AC Milan
    Italy
    May 14, 2014
    Club:
    New York City FC
    Concordo com muito do que você disse, mas não inteiramente. Se fosse só para irritar a Dilma, não penso que ninguém torceria contra o Brasil. Mas se for mais além da irritação, e se o golpe populista to Panis (bolsa família) e Circensis (Copa do Mundo) não colar devido a uma derrota brasileira e um fiasco geral da Copa com depredações, etc., o resultado poderá ser que a Dilma vai perder a eleição. Para alguns, esse objetivo parece ser maior do que o resultado de um torneio de futebol.

    Particularmente, eu preferia ver o Brasil ganhar a Copa, e ver, apesar do circo, a Dilma perder a eleição. Se esses dois objetivos não forem mutuamente excludentes, então tudo bem. Se forem, talvez seja melhor para o país que o Brasil perca a copa.

    Mas eu falo isso do ponto de vista racional. Do ponto de vista emocional, não haverá como torcer contra o Brasil.
     
  13. Emperor Adriano

    Emperor Adriano Member+

    Jun 17, 2009
    Utica NY (the refugee city)
    Club:
    Santos FC
    Nat'l Team:
    Brazil
    #14 Emperor Adriano, May 26, 2014
    Last edited: May 26, 2014
    We may have 1 less white elephant if Luverdense gains promotion: :sneaky:
     
  14. Guigs

    Guigs Member+

    Dec 9, 2011
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
    My only problem with this whole thing is that Brazil is the first country to give Fifa a tax exemption on all of the money they are making in Brazil with the tournament. Likely those taxes will be paid under the table to pay off a lot of politicians that made the tax exemption happen for Fifa, since they would have to pay over 60 million Euros, basing it on the money they made over the last WC and the taxes which would be charged in Brazil.

    Stadiums and infrastructure not being ready or over paid and all the other broken promises are nothing new. I also completely disagree with anybody protesting in Brazil, specially black blocks...

    If you are for Anarchy then you should be arrested, to me an anarchist is the ultimate terrorist. That whole movement "nao vai ter copa" those people should all be arrested for domestic terrorism and tried as such what the hell does putting other citzens cars on fire, robbing banks and breaking down commerce has to do with Copa and the government?

    I wish I could find one of these anarchists so I could go to their house wait for them to come outside, beat the crap out of them and then tell them.. don't call the cops because they are part of a system you don't believe in, which is bullshit.. In Brazil they just want to do what's the cool popular movement.
     
  15. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    I don't know when the tax exemption deal started, but I am pretty sure that was the case in the last few WCs. I do remember this issue in WC'10. FIFA is also exempt from local workers laws (suing, union, strikes). It's one of the reasons Netherlands criticized FIFA in the 2010 bid (or 2014 or 18 don't remember).
     
  16. Guigs

    Guigs Member+

    Dec 9, 2011
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
    Fifa paid taxes in all previous World Cups. I would have to read about the worker right laws, I know in Brazil they are immune also.
     
  17. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    I could be wrong, but this is what I read:

    http://www.bbc.com/news/10091277

    South Africa

    In this year's competition in South Africa, a "tax-free bubble" has been established around the tournament at Fifa's request, relieving Fifa, its subsidiaries, and foreign football associations which are taking part, of income tax, customs duties, and VAT.

    It seems like they did pay taxes in Germany. So it's "awesome" that they pay taxes in 1st world countries but not developing and 3rd world. Although I don't know the terms of the whole deal (ticket sale revenues, etc ....)
     
    Emperor Adriano repped this.
  18. Guigs

    Guigs Member+

    Dec 9, 2011
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
  19. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    I believe that's Swiss tax (page 65):

    K. Income Tax

    FIFA is taxed in Switzerland according to the ordinary taxation rules applying
    to associations. The non-profi t character of FIFA and the four-year accounting
    cycle are thereby taken into account. The subsidiaries are taxed according to
    the relevant tax legislation.
     
  20. Guigs

    Guigs Member+

    Dec 9, 2011
    Club:
    Vasco da Gama Rio Janeiro
    well if they are being taxed already in Switzerland i do not see a need for double taxation then, I wouldn't want to be double taxed in my own money. Another line items they have is for 100 million for the S. African government as aid.
     
  21. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    Yep. They also gave Germany aid in 2006 but I read that it was paid back after they made a profit. I don't know what the terms of the deal are (or where the money actually goes for that matter if you know what I mean).

    There was news that FIFA also just took $50 mil (not sure if Reais) out of it's pockets to finish off the Italixao.
     
  22. Century's Best

    Century's Best Member+

    Jul 29, 2003
    USA
    As far as "clima da Copa" is concerned, it's absolutely never the same here in the United States as it is in Brazil. The closest I get is going to Brazilian bars/restaurants in New York City or in the NJ city of Newark, which is home to a large Brazilian population. It does not help me this time that all of Brazil's 3 group stage matches are on weekdays, and that it's during work. I may take a personal day, but am not sure.

    June 28-29 are round of 16 match days for Group A. I hope Brazil wins its group as it'll then play on Saturday - I am yet to decide whether I'll watch it at home or in a Brazilian business. It will be loud and whacky if I choose the latter - the last time I did this was in 2006. In 2010, I watched the games at home (other than one game at a very small Brazilian restaurant in NYC).
     

Share This Page