Home > Soccer Forum > Americas > Brazil

Reply
 
Thread Tools Search this Thread Rate Thread Display Modes
Old 11 Sep 2009, 12:43 PM   #1
Century's Best
BigSoccer Member+
 
Join Date: Jul 2003
Location: USA
Default A Seleção tem pontos fracos?

O Brasil de Dunga é um time compacto, sólido, seguro na defesa, e tranqüilo no ataque. 19 jogos invicto, tricampeão da Copa das Confederações (com o bi de 2005 e 2009), bicampeão da Copa América (2004 e 2007, 8 ao todo). 10 vitórias consecutivas, classificado sem problemas e em primeiro lugar na CONMEBOL.

Vitórias acachapantes contra Portugal (6 a 2), Itália (2 a 0 e 3 a 0, com 3 gols em 8 minutos), Uruguai (4 a 0 em Montevidéu), e Argentina (3 a 1 em Rosário, quebrando um tabu de 14 anos sem ganhar em território argentino).

Primeiro no ranking da FIFA. Reservas cujo quilate é de titular – Nilmar, Adriano. Ronaldinho Gaúcho melhorando no AC Milan. Hulk e Amauri arrebentando, mesmo sem ter jogado pelo Brasil. Até Ronaldo Nazário pinta como uma possibilidade.

Zaga segura. Não, digo, seguríssima. Lúcio, Juan, Luisão, Mirando, André Dias.

Um meio campo que se não for de impressionar, dá conta do recado.

Um ambiente unido; moral em alta; jogadores comprometidos a colocar a equipe, a bandeira, e o país antes e acima de tudo. Um técnico marrento mas sério e dedicado ao trabalho duro.

Nem em 2006 com o “quarteto mágico” houve um ambiente tão favorável. Não me lembro do ambiente antes da Copa de 1986, mas acho que só em 1982 o clima era tão positivo. Indo pra 1978 e 1974 eu era pirralho demais.

Porém, nenhum time é imbatível, e o Brasil não é invencível. Fica contra a gente que todos os técnicos de seleções estudarão videos, cartilhas, reportagens, sobre o Brasil. Ninguém irá querer enfrentar o Brasil no mata-mata, mas não foge a realidade que um destes times tenha o que é necessário para eliminar o Brasil… e que consiga fazê-lo.

Bem, amigos do BigSoccer. Todos nós brasileiros queremos o Hexa. Todos nós torcemos pelo sucesso do Brasil no ano que vem, que todos os nossos melhores jogadores se mantenham na melhor forma possível, e que esta clima ótimo fique melhor ainda. Mas temos que manter os pés no chão. Até junho de 2010 ainda sobram 9 meses e muita coisa pode acontecer – coisa boa e coisa ruim.

Se você tivesse 1 hora para sentar-se com o Dunga e oferecer sugestões para fortalecer a Seleção, o que você diria ao Dunga?

Quais pontos fracos você apontaria?

Eu, Century’s Best, diria: a lateral-esquerda. E, mesmo com o futebol empolgante que vimos contra o Chile, perguntaria se não seria possível adotar um esquema “alternativo” caso o estilo “contra-ataque” um dia não funcione.
Century's Best is offline   Quote 

TRY BIGSOCCER
NOW!
NEWS, SCORES & TABLES FOR 1,300 CLUBS

Connect in the web's largest forums.
Blog about soccer from your point of view.
Shop 17,000 authentic soccer items.




On sale for $29.99
at our soccer store

On sale for $29.99
or buy soccer jerseys

Old 11 Sep 2009, 02:40 PM   #2
Bakaman
BigSoccer Member
 
Join Date: May 2008
Location: São Paulo, Brazil

Supporter: Santos FC, AC Milan
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Concordo. André Santos é um bom jogador, mas comete muitos erros na defesa. Algo que me deixa encucado também é que o ponto forte dele é o suporte e o número anormal de gols que ele marca como um lateral, mas na seleção ele não vai tanto ao ataque. É provável que o Dunga esteja pedindo por uma atuação mais balanceada dele e ele, por falta de costume, ainda não consegue definir quando deve atacar e quando deve segurar a sua posição. Ele merece no mínimo o banco de reservas, com certeza, desde que ele trabalhe nesse quesito.

Considerando nossas opções, temos Filipe Luis, que apesar de ter sido chamado ainda não teve sua chance ( e que admito, nunca vi jogar); Marcelo, que sofre com problemas parecidos aos de André Santos, mas é extremamente jovem; Maxwell, um belo jogador nos seus tempos de Internazionale, mas que acabou perdendo espaço pra Santon, um jovem de 17~18 anos; Fábio Aurélio; talvez o lateral esquerdo mais equilibrado de todos que citei, mas que sofre com lesões... Alguém tem alguma outra idéia?

Também é fato que o Brasil parece necessitar de mais criatividade no meio campo. O contra ataque é uma arma poderosíssima (eu diria que temos o melhor contra ataque do mundo no momento), especialmente porque nossa defesa está melhorando muito (mérito de Dunga).Não vejo problemas em termos o contra ataque como nossa principal arma, mas a fraqueza mais relevante do contra ataque é que para ele ocorrer, temos que ser atacados, e nem sempre isso ocorre. O Brasil teve extrema dificuldade em conquistar a vitória contra times retrancados como a África do Sul, isso é inegável.Ao meu ver, o Kaká fica sobrecarregado nesse tipo de jogo pois, por melhor que seja sua técnica e criatividade, ele é UM jogador. A forma mais simples de se resolver isso é, ao perceber que o time adversário está MUITO retrancado, abandonar o esquema com 2 CMFs (segundo volante em português, eu acho, basicamente um volante que sai bastante , mas que não deixa de ser volante) e adicionar mais um meia criativo para 'dialogar' com Kaká na armação. Atualmente, não vejo muitos jogadores desse molde no nosso banco. Daniel Alves , talvez?
Eu gostaria de ver o Diego sendo testado mais uma vez. Eu sei que ele não foi bem nas vezes que foi chamado, mas eu atribuo esse fracasso ao sistema no qual ele foi utilizado: ele é um jogador relativamente lento, ele raramente conseguirá puxar um contra ataque como o Kaká, muito menos se ele tiver que voltar muito pra ajudar a marcar.Porém, já que estamos falando de um jogo retrancado, o contra ataque já não é uma opção de qualquer forma, e mesmo se o Diego não voltar pra marcar não imagino que causaria muitos problemas, já que não estamos sendo atacados. Desta forma, Diego pode atuar próximo da área, concentrado no último passe que desmonta um setor defensivo e dá ao atacante a chance de gol, ou mesmo a possibilidade de ele mesmo marcar o gol, já que possui um belo poder de finalização, tanto de fora quanto de dentro da área. Diego seria o [I]super-sub[I] ideal para jogos como esse.
Outras opções seriam Diego Souza, Cleiton Xavier, Renato Augusto, Carlos Eduardo, Alex... Temos diversas opções nesse setor, é que o esquema de Dunga não utiliza muitos jogadores deste tipo, por isso acho que ele deveria experimentar formações alternativas para usar como plano B.


Também acho que as vagas dos primeiro volantes e "atacante-atacantes" ( simplesmente, o número 9) reservas estão em aberto ainda. Gilberto Silva vai ser titular mesmo contra nosso gosto, mas quem é seu reserva? Josué é um bom ladrão de bola, mas ele peca na falta de estatura e presença física no meio campo, nos enfraquecendo principalmente na bola aérea. Testes são necessários, eu gostaria de ver Sandro e Cristian sendo testados nessa posição, não consigo me lembrar de muitos outros bom jogadores com essas características. Já na vaga de reserva de atacante as opções mais óbvias são Ronaldo e Adriano,os quais eu ainda não considero como prontos para atuar na seleção novamente, Grafite que, apesar de ter menos glamour que os outros dois, está em ótima forma e é matador, ou mesmo o Hulk, um jovem que ainda tem muito à provar mas que merece atenção.


...Hmm talvez uma vaga na zaga reserva também está aberta. Não senti firmeza no Miranda na partida contra o Chile, se ele não abrir o olho o Thiago Silva chega junto.

Não consigo pensar em mais nada no momento, então por enquanto é só

Last edited by Bakaman; 11 Sep 2009 at 02:44 PM. Reason: Erros de digitação.
Bakaman is offline   Quote 
Old 12 Sep 2009, 12:44 PM   #3
old_carioca_in_nyc
BigSoccer Member
 
old_carioca_in_nyc's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: arquibancada

Supporter: Fluminense Rio Janeiro, Botafogo Rio Janeiro, Flamengo Rio Janeiro
Foe: New York Red Bulls, West Virginia Chaos
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Dunga, meu amigo!!!
Por favor, de uma olhada aos detalhes dos jogos da Copa das Confederacoes !!!!

O que aconteceu nos jogos contra Egito, Africa do Sul, Estados Unidos???

Quase perdemos, ou levamos muitos gols excessivamente contra esses times "fracos" ???

Foram so' nos ultimos minutos - penalty, falta do Daniel Alves, 2 a zero no primeiros tempo contra os USA!!!

Parabens, mestre Dunga, pois o time soube o que fazer mesmo perdendo ou empatando no inicio dos jogos - ter raca para ganhar no fim.

(trying to remember my Portuguese) LOL
old_carioca_in_nyc is offline   Quote 
Old 13 Sep 2009, 04:59 AM   #4
Ombak
BigSoccer Moderator
 
Ombak's Avatar
 
Join Date: Apr 1999
Location: Colorado
Blog Entries: 12
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Quote:
Originally Posted by old_carioca_in_nyc View Post
O que aconteceu nos jogos contra Egito, Africa do Sul, Estados Unidos???

Quase perdemos, ou levamos muitos gols excessivamente contra esses times "fracos" ???
A minha impressão é que a chave nesses jogos estava no setor direito do meio-campo. O Brasil tem se dado bem nos contra-golpes e na bola parada. O Ramires serve bem quando precisamos de alguém para conter um time grande (ou pelo menos um time que ataca bem) e o Elano oferece a melhor opção para lidar com retrancas. Na Copa das Confederações o Dunga começou com o Elano e terminou com o Ramires. Acho que cada um tem seu ponto forte. O Dunga tem aqui duas opções: achar o jogador ideal na meia-direita para que o time funcione bem contra qualquer adversário e qualquer esquema tático ou escalar o meio-campo de acordo com o que ele espera do jogo. Acho que ele deve fazer o mesmo nos outros setores "pontos fracos" - lateral esquerdo e segundo atacante/meia avançado.

Quando e necessário fazer uma substituição para mudar o jogo o Dunga tem se mostrado muito inteligente e utilizado muito bem Daniel Alves, Ramires, Júlio Baptista e Elano. Por mim o Dunga tem de continuar testando o André Santos na esquerda para dar entrosamento e entender as situações nas quais ele tem maior sucesso. Ele também tem de dar uma oportunidade ao Filipe ou quem quer que seja convocado à reserva em outubro e deve fazê-lo justamente porque ele tem o luxo de usar o Daniel Alves na esquerda em emergências. Ele não deve considerar o Daniel Alves como candidato a titular da posição ao menos que o André Santos não dê conta do trabalho em nenhma situação (seria possível, por exemplo, escalar o Daniel Alves como titular na esquerda contra um adversário específico para melhor conter um lateral ou ponta). Estou confiante de que o André Santos e quem quer que seja o reserva darão conta do trabalho e de que o Dunga tem uma opção para os casos em que eles não sejam a solução

O que mais precisamos é de continuar avaliando opções para o banco na posição de meia/meia-direita e segundo atacante. Eliminando o Josué e introduzindo o Ramires foi ótimo, e devemos seguir testando Anderson/Lucas/Denílson e introduzindo novas opções (Thiago Motta). No final das contas nenhum jogador substitui diretamente a outro - Felipe Melo e Gilberto Silva são cabeças-de-area mas são diferentes, Ramires e Elano jogam na meia-direita mas contribuem de maneiras inteiramente diferentes. Por isso também acho que não é necessário encontrar um substituto direto ao Kaká - é melhor seguir usando quem tem jogado bem pelo Brasil e mudando o esquema de acordo com a escalação.

Se pudermos trazer reservas que jogam no mesmo nivel do Elano e do Ramires nas suas funções principais teremos armas para lidar com qualquer situação. Assim, os "pontos fracos" que têm sido a lateral-esquerda, a meia-direita ou o segundo atacante, terão alternativas fortes se a escalação titular mostrar problemas contra o adversário naquele dia. Como disse acima, não seria necessário ter o reserva de cada um, apenas de seguir o exemplo que tem dado certo com o nosso banco e talvez até usar um grupo diferente de um jogo pro outro. Assim os pontos fracos se transformariam em versatilidade.
Ombak is offline   Quote 
Old 13 Sep 2009, 08:21 AM   #5
old_carioca_in_nyc
BigSoccer Member
 
old_carioca_in_nyc's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: arquibancada

Supporter: Fluminense Rio Janeiro, Botafogo Rio Janeiro, Flamengo Rio Janeiro
Foe: New York Red Bulls, West Virginia Chaos
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Quote:
Originally Posted by Ombak View Post
A minha impressão é que a chave nesses jogos estava no setor direito do meio-campo. .....
Wow - that was a very nice analysis... I need to figure out how to use a "Brazilian -portuguese" keyboard and get more used to Portugues!!!

Thanks - I hope Dunga reads your article!!! This should be published in the O OLOBO newspaper...
old_carioca_in_nyc is offline   Quote 
Old 14 Sep 2009, 10:45 AM   #6
celito
BigSoccer Member+
 
Join Date: Feb 2005
Location: Morrisville, NC USA

Supporter: Palmeiras Sao Paulo, FC Barcelona, AC Milan
Foe: Corinthians Sao Paulo, Sao Paulo FC
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Old Carioca, voce esta corretissimo. O Dunga tem que assistir aos jogos contra o Egito e contra a Africa do Sul e analisar porque levamos tanto sufoco. Os dois times sao selecoes medianas. O que as duas selecoes tem em comum ? Jogadores tecnicos e um bom toque de bola. E emobra ganhamos da Argentina por 3 x 1 na casa dos hermanos, eu nao gostei nada do nosso meio campo e ataque principalmente no primeiro tempo. Nos chegamos no ataque 3 vezes e marcamos nas duas primeiras oportuniades ... e de falta. Nao e' ruim ter bons cabeceadores como uma arma, mas precisamos criar mais no jogo aberto.

Eu acredito que o Dunga esteja tentando criar um Brasil parecido com a Franca de 98-06. Um time que defende primeiro e depois ataca. Um time voltado a roubar a bola no meio campo e de contra ataque rapido e eficaz. Mas nossa defesa e meio campo nao e' tao boa quanto o da Franca de Zidane, Makelele, Viera, etc ... Quando a Franca fechava o meio campo e defesa, os outros times raramente criavam boas oportunidades de gol. O time de Dunga, mesmo jogando atras, ainda cede varias chances de gol. Prova disso e' que Julio Cesar ja fez inumeros milagres para salvar o Brasil.

Honestamente eu acredito que se o Brasil de hoje for o Brasil da Copa, dificilmente levantaremos o caneco pela sexta vez. Eu acho que chegaremos no maximo nas Semi finais. Eu acho que esse time cede muito o meio de campo contra times de qualidade tecnica.

O que o Dunga pode fazer ? Essa e' a pergunta chave. Eu acho que o Ombak citou umas partes importante (Ramires, Elano, Andre Santos). Eu gostaria de ver mais entrosamento no meio de campo. Um toque de bola mais consistente, mais redondo. Eu acho que dependemos demais das arrancadas de Kaka'. Pode ser uma questao de tempo. Talvez esses jogadores que estao ai precisem apenas de um mes antes da Copa para se entrosar melhor.

Mas imprevistos (contusoes) sempre acontecem e as coisas podem mudar. O Scolari por exemplo acertou o time menos de 6 meses antes da Copa. Ninguem imaginava que o time teria Kleberson e Gilberto Silva como titulares 4 meses antes da Copa. Inclusive o Kleberson so' entrou como titular no meio da competicao depois que o Felipao mandou o Juninho pro banco. O Dunga em 94 tambem fez acertos no meio de campo durante a Copa de 94. O Rai comecou a Copa como titular e perdeu a posicao para Mazinho. Se voce pensar bem, e' uma mudanca grande porque eram jogadores com estilos completamente diferente.

A diferenca e' que o Brasil do Dunga se classifcou relativamente facil enquanto os de Parreira e Scolari sofreram. Entao acredito que esse o estilo de jogo e o grupo esteja muito mais definido. Se nada de errado acontecer, eu acredito que o grupo esteja 80-90% fechado.
celito is online now   Quote 
Old 14 Sep 2009, 11:48 AM   #7
old_carioca_in_nyc
BigSoccer Member
 
old_carioca_in_nyc's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: arquibancada

Supporter: Fluminense Rio Janeiro, Botafogo Rio Janeiro, Flamengo Rio Janeiro
Foe: New York Red Bulls, West Virginia Chaos
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Obrigado, Celito!

Eu acho que os problemas das Confederacoes foram quase resolvidos na semana passada - Kaka foi impedido de correr pelo Mascherano agarrando sua camisa, e a defesa foi perfeita - anulando os Tevezes e os Messis.... no segundo jogo contra o Chile, provamos que temos muitos abilidosos, no Nilmar - muito embora tivessemos 5 desfalques para iniciar, e perdemos um jogador chave - Felipe Melo!

As bolas paradas e aereas do Elano - que os Argetinos temiam, continuam a produzir golacos - e vai ser sempre assim!!!

O Luis Fabiano sabe muito bem onde chutar - dentro das redes!!!

Eu tenho confianca nesta selecao, acho que Dunga possui a inteligencia e capacidade de dar as instrucoes corretas aos jogadores - quaisquer que sejam as situacoes!
old_carioca_in_nyc is offline   Quote 
Old 14 Sep 2009, 05:51 PM   #8
celito
BigSoccer Member+
 
Join Date: Feb 2005
Location: Morrisville, NC USA

Supporter: Palmeiras Sao Paulo, FC Barcelona, AC Milan
Foe: Corinthians Sao Paulo, Sao Paulo FC
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Quote:
Originally Posted by old_carioca_in_nyc View Post
Obrigado, Celito!

Eu acho que os problemas das Confederacoes foram quase resolvidos na semana passada - Kaka foi impedido de correr pelo Mascherano agarrando sua camisa, e a defesa foi perfeita - anulando os Tevezes e os Messis.... no segundo jogo contra o Chile, provamos que temos muitos abilidosos, no Nilmar - muito embora tivessemos 5 desfalques para iniciar, e perdemos um jogador chave - Felipe Melo!

As bolas paradas e aereas do Elano - que os Argetinos temiam, continuam a produzir golacos - e vai ser sempre assim!!!

O Luis Fabiano sabe muito bem onde chutar - dentro das redes!!!

Eu tenho confianca nesta selecao, acho que Dunga possui a inteligencia e capacidade de dar as instrucoes corretas aos jogadores - quaisquer que sejam as situacoes!
As jogadas aereas vao ser muito mais dificeis contra times de estatura alta como Inglaterra e Alemanha. Vai ser muito mais dificil marcar gols de cabeca contra esses tipos de adversarios.

Mas espero que voce esteja certo ... e eu errado. Pra mim esse time precisa melhorar o toque de meio de campo. Eu acredito que essa e' a nossa maior fraqueza. Assim a defesa nao levaria tanta pressao. Eu sinceramente nao estou afim de ver a Selecao de acolhida na defesa contra times como Ghana como aconteceu em 2006.
celito is online now   Quote 
Old 15 Sep 2009, 11:43 PM   #9
leonidas
BigSoccer Member+
 
leonidas's Avatar
 
Join Date: May 2005
Location: Brooklyn Heights

Supporter: Palmeiras Sao Paulo
Foe: Corinthians Sao Paulo
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

The thing to keep in mind is that all of the other favorites also have weak points. And well...of all these teams, honestly, our weak points are probably the least glaring. It's really just a question of refining. Spain still has no defense. England has no forwards (outside of Rooney) nor a keeper. The German team is probably the best of the lot, but they lack depth (especially in defense and midfield)...and they havent found a Kahn replacement. France might not even qualify and like Italy, are struggling to replace their 2006 team.

For us, we really need to find 2 guys (in the starting line-up). A left back and a volante. As Celito said, were are pretty much 80% complete. No other team, I think, has this complete a base. All in all, we are probably missing about 4-5 players.

I guess if I were to give a suggestion to Dunga -- it's to not give in to the Brazilian media. Parreira was guilty of this twice in 2006 -- by fielding the Quarteto Magico...when well, I think he should have known better. You don't have to start your best players -- you have to start the best team. And then by caving to public pressure by completely switching our offensive scheme against France in the quarters (one forward) -- when I don't think we ever really practiced this nor were we ever a one forward team (which was the flavor du jour at that year's WC). As Ombak has said, Dunga has been very astute at making substitutions and tweaks to our team. And for the most part, it has worked out very well for us -- maybe almost perfectly. And well, I'm sure he has thought a lot like us I remember thinking that certain players should come in -- and well, Dunga did just that.
leonidas is offline   Quote 
Old 17 Sep 2009, 08:53 AM   #10
Century's Best
BigSoccer Member+
 
Join Date: Jul 2003
Location: USA
Default Re: A Seleção tem pontos fracos?

Eu concordo com o celito; mesmo tendo um time compacto, precisamos de um toque de bolar melhor no meio-campo. O jogo com a Argentina mostrou que um time que tem bom toque de bola pode sufocar ou pelo menos dificultar o avanço do Brasil. Gilberto Silva até que tem jogado decentemente, mas ninguém espera dele passes rápidos como o que Ronaldinho Gaúcho faz (ou fazia quando era mais jovem).

Concordo também que a lateral-esquerda precisa de alguém melhor. André Santos é no máximo um reserva. É um problema para nós que depois de Branco e Roberto Carlos, não tenhamos produzido alguém do quilate deles.

O Leônidas tem razão. As outras seleções também tem pontos fracos, mas no caso da Inglaterra, por exemplo, o jogo alto NÃO é um deles. Peter Crouch tem altura pra jogar na NBA. Afinal, o Dunga precisa (e creio que vai) estudar as outras seleções quando estivermos na Copa. Pontos fracos à parte, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, etc., são sempre fortes.

Se há um “ponto fraco” que o Dunga venceu amplamente é o “oba-oba.” O estilo anti-bagunça foi visto em 2002 com o Felipão. Ainda bem que esse estilo voltou.
Century's Best is offline   Quote 
Share

Reply

Bookmark to Your Favorite Social Site

  Home > Forums > Americas > Brazil


On sale for $24.99
at our soccer store

On sale for $7.99
or buy soccer jerseys

Share
Thread Tools Search this Thread
Search this Thread:

Advanced Search
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Forum Jump








All times are GMT -5. The time now is 03:25 PM.


 

Copyright © 2009 Big Internet Group, LLC. All rights reserved. PRIVACY POLICY. TERMS OF USE.
The BigSoccer name and logo and 'Share the Passion!' are service marks of Big Internet Group, LLC.
The BIG Network: Soccer | Aussie Rules Football | Travel | Cricket | Lacrosse | Music
Views expressed by the bloggers and users of BigSoccer do not represent the views of Big Internet Group, LLC.