Home > Soccer Forum > Americas > Brazil

Reply

Thread Tools Search this Thread Rate Thread Display Modes
Old 17 Jul 2009, 10:34 AM   #1
Century's Best
BigSoccer Member+

Default É TETRA!!!!... 15 anos depois

Cheguei em casa. Morava num subúrbio desta região. Nada de ir pra rua 46 em Manhattan. Nada de carnaval, samba, cornetas. Nem mesmo uma camisa do Brasil. Era só a gente em casa.

Sofrimento. O Brasil atacando, a Itália segurando. Nervosismo.

Eu estava fora do Brasil faz muito tempo. Nem tinha acompanhado a Copa de 1990 (e depois eu entenderia que isto não foi algo ruim). Sabia, no meio de cursos universitários durante aquele verão norte-americano, que tinha Copa do Mundo. Estava empolgado. Os jornais locais diziam com muito exagero, “Romário, o Michael Jordan do futebol, com seu parceiro, Bebeto, o Magic Johnson brasileiro do futebol.”

O Brasil avançando. Eu começando a acreditar. Nunca na minha vida eu tinha visto o Brasil vencer uma Copa do Mundo. Seria esta vez?

Segundo tempo. Nada. Prorrogação. Nada.

Pênaltis. Aquele sufoco. O primeiro sufoco, a primeira vez como adulto que o meu peito parecia que iria exploder ao assistir um jogo de futebol.

Baresi erra. A gente também. 1-1. 2-2. O Dunga acerta depois da grande defesa de Taffarel. Agora é o Baggio – quem meu irmão, que havia vivido no Brasil recentemente e acompanhado os primeiros jogos do Brasil no Brasil, havia descrito como “muito melhor que o Paolo Rossi.” Putz.

O Baggio vai. A bola vai pra cima.

Gritaria, abraços, festa na sala da minha casa.

Brasil tetracampeão do mundo.

Já passaram 15 anos. O tempo voou… era um jovem universitário; agora sou um profissional perto de ter 40 anos. Mas ainda bem que eu vivi esta vitória. E que vivi também o Penta de 2002 e outras alegrias.

Quem sabe ano que vem eu pule, grite, e vibre mais durante uma final de Copa do Mundo.
Century's Best is online now   Quote 

TRY BIGSOCCER
NOW!
NEWS, SCORES & TABLES FOR 1,300 CLUBS

Connect in the web's largest forums.
Blog about soccer from your point of view.
Shop 17,000 authentic soccer items.

On sale for $19.99
at our soccer store

On sale for $79.99
or buy soccer jerseys

Old 17 Jul 2009, 10:48 AM   #2
old_carioca_in_nyc
BigSoccer Member

old_carioca_in_nyc's Avatar

Supporter: Fluminense Rio Janeiro, Botafogo Rio Janeiro, Flamengo Rio Janeiro
Foe: New York Red Bulls, West Virginia Chaos
Default Re: É TETRA!!!!... 15 anos depois

Quote:
Originally Posted by Century's Best View Post
Cheguei em casa. Morava num subúrbio desta região. Nada de ir pra rua 46 em Manhattan. Nada de carnaval, samba, cornetas. Nem mesmo uma camisa do Brasil. Era só a gente em casa.

Sofrimento. O Brasil atacando, a Itália segurando. Nervosismo.

Eu estava fora do Brasil faz muito tempo. Nem tinha acompanhado a Copa de 1990 (e depois eu entenderia que isto não foi algo ruim). Sabia, no meio de cursos universitários durante aquele verão norte-americano, que tinha Copa do Mundo. Estava empolgado. Os jornais locais diziam com muito exagero, “Romário, o Michael Jordan do futebol, com seu parceiro, Bebeto, o Magic Johnson brasileiro do futebol.”

O Brasil avançando. Eu começando a acreditar. Nunca na minha vida eu tinha visto o Brasil vencer uma Copa do Mundo. Seria esta vez?

Segundo tempo. Nada. Prorrogação. Nada.

Pênaltis. Aquele sufoco. O primeiro sufoco, a primeira vez como adulto que o meu peito parecia que iria exploder ao assistir um jogo de futebol.

Baresi erra. A gente também. 1-1. 2-2. O Dunga acerta depois da grande defesa de Taffarel. Agora é o Baggio – quem meu irmão, que havia vivido no Brasil recentemente e acompanhado os primeiros jogos do Brasil no Brasil, havia descrito como “muito melhor que o Paolo Rossi.” Putz.

O Baggio vai. A bola vai pra cima.

Gritaria, abraços, festa na sala da minha casa.

Brasil tetracampeão do mundo.

Já passaram 15 anos. O tempo voou… era um jovem universitário; agora sou um profissional perto de ter 40 anos. Mas ainda bem que eu vivi esta vitória. E que vivi também o Penta de 2002 e outras alegrias.

Quem sabe ano que vem eu pule, grite, e vibre mais durante uma final de Copa do Mundo.
Minha memoria daquele dia e' semelhante 'a sua...
eu lembro de ver o DUnga erguendo a taca, e gritando: 'PORRA!!!!'

E pensei - sera' que vao mostrar isso na TV Brasileira??

Tem alguem aqui que viu esse lance do Dunga na TV no Brasil???
old_carioca_in_nyc is online now   Quote 
Old 17 Jul 2009, 03:44 PM   #3
Century's Best
BigSoccer Member+

Quote:
Originally Posted by old_carioca_in_nyc View Post
Minha memoria daquele dia e' semelhante 'a sua...
eu lembro de ver o DUnga erguendo a taca, e gritando: 'PORRA!!!!'

E pensei - sera' que vao mostrar isso na TV Brasileira??

Tem alguem aqui que viu esse lance do Dunga na TV no Brasil???
Não sei se passou na TV brasileira, mas imagino que tenham mostrado. A UOL e outros canais online do Brasil hoje mostraram em suas matérias que no momento que o Dunga levantou o caneco, do lado do Al Gore, ele gritou ‘OLHA AQUI PORRA!’

Ele então olhou pros jornalistas e disse, “traíras!”

E o Romário mandou a imprensa ir pra aquele lugar, porque “vocês todos foram contra.” Não é à toa que quando a delegação brasileira voltou, eles desembarcaram em Recife, porque somente os pernambucanos realmente mostraram apoio ao time durante as eliminatórias.

Pra mim isso foi um alívio; gritaria de frustração, de desforra. Já em 2002 (também aqui nos EUA) foi mais vibração e quase um “eu sabia que a gente ia ganhar.” Eu gritei muito os gols do Ronaldo, mas o sentimento, além de apoio ao time, foi de vingança contra todo mundo (leia-se: torcedores e jornalistas tanto brasileiros quanto estrangeiros) que falaram mal do Brasil e que estavam convencidos que o Brasil ia passar vexame na Copa.

Ah, isso sim. Se 1994 foi uma desforra, 2002 foi vingança total. Especialmente pra uma torcidinha que imaginava que ia ganhar e no final só ganhou uma humilhação histórica.
Old 17 Jul 2009, 04:21 PM   #4
old_carioca_in_nyc
BigSoccer Member

old_carioca_in_nyc's Avatar

Supporter: Fluminense Rio Janeiro, Botafogo Rio Janeiro, Flamengo Rio Janeiro
Foe: New York Red Bulls, West Virginia Chaos

Quote:
Originally Posted by Century's Best View Post
Não sei se passou na TV brasileira, mas imagino que tenham mostrado. A UOL e outros canais online do Brasil hoje mostraram em suas matérias que no momento que o Dunga levantou o caneco, do lado do Al Gore, ele gritou ‘OLHA AQUI PORRA!’

Ele então olhou pros jornalistas e disse, “traíras!”

E o Romário mandou a imprensa ir pra aquele lugar, porque “vocês todos foram contra.” Não é à toa que quando a delegação brasileira voltou, eles desembarcaram em Recife, porque somente os pernambucanos realmente mostraram apoio ao time durante as eliminatórias.

Pra mim isso foi um alívio; gritaria de frustração, de desforra. Já em 2002 (também aqui nos EUA) foi mais vibração e quase um “eu sabia que a gente ia ganhar.” Eu gritei muito os gols do Ronaldo, mas o sentimento, além de apoio ao time, foi de vingança contra todo mundo (leia-se: torcedores e jornalistas tanto brasileiros quanto estrangeiros) que falaram mal do Brasil e que estavam convencidos que o Brasil ia passar vexame na Copa.

Ah, isso sim. Se 1994 foi uma desforra, 2002 foi vingança total. Especialmente pra uma torcidinha que imaginava que ia ganhar e no final só ganhou uma humilhação histórica.
O que eu lembro de 2002 foi o sofrimento das eliminatorias! Quase fomos eliminados, ate que finalmente o Felipao levou o time para a copa...

Foi nas preparacoes antes da copa, um amistoso contra o Portugal, quando vi o Ronaldinho Gaucho jogar com aquele estilo de arrasar - eu disse - vamos ganhar essa!!!
old_carioca_in_nyc is online now   Quote 
Old 17 Jul 2009, 06:49 PM   #5
uamiranda
BigSoccer Member

uamiranda's Avatar

Supporter: Vitoria Salvador

O título de 94 também foi o primeiro ao qual presenciei. Lembro bem daquela Copa, era meu primeiro ano na Universidade, festas juninas ao mesmo tempo (na Bahia são tradicionais e quase tão populares quanto o carnaval - pelo menos para os baianos) e, jogo a jogo, a emoção ia aumentando. Lembro que ganhei alguns bolões e que vibrei no jogo com a Holanda. Em casa, tinhamos acabado de comprar uma TV 29" (naquela época, ainda eram "novidade" para muitos) e por isso, amigos e parentes faziam questão de ir ver o jogo lá. Era um "tira a mesa daqui", "puxa o móvel da TV pra cá", "espalha umas cadeiras e outras almofadas" e pronto...Parecia sessão de cinema (com direito a muita pipoca e guaraná). Lembro que o Brasil x Holanda foi lá, e a final tb, desta vez na sala maior, ou seja, mais gente ainda foi pra lá. Lembro q neste dia, antes do jogo começar, olhei pra trás e vi a sala lotada! Comecei a ficar nervoso, o que me pegou de surpresa, pois eu tava tranquilo na semi-final, tinha certeza q iamos ganhar. Mas aquela hora, quando o hino ia começar a tocar...estremeci. Acho q me dei conta do momento histórico q tava vivendo: duas horas depois, eu podia ser testemunha de algo tão grandioso como o que foi vivido pela última vez há 24 anos, guardadas as devidas proporções, claro.

Bem, durante o jogo, lembro que só deu Brasil, e o fato de irmos pros pênaltis deu raiva, mas ao mesmo tempo eu estava confiante. Quando Baggio errou o último, deixei de ouvir Luciano do Vale...Era só gritaria, abraços, festa... Nem eu esperava sentir uma emoção tão forte, foi muito maior do que eu imaginava e não consegui me controlar...

Depois de ver Dunga gritar o "olha aqui porra!" ao levantar a taça, Parreira descer as escadas dizendo: "é nossa! pode tocar que é nossa!" e quase chorar junto com Romário, o destino do meu círculo de amigos era óbvio: "vamos pro Farol (da Barra) que vai ter show do Chiclete (com Banana)!"

Só alegria...Bons tempos!
uamiranda is offline   Quote 
Old 17 Jul 2009, 07:27 PM   #6
leonidas
BigSoccer Member+

leonidas's Avatar

Supporter: Palmeiras Sao Paulo
Foe: Corinthians Sao Paulo

3 words. I was there.

I saw 5 of Brazil's 7 games. Probably will never see Brazil in another final. Personally. Definitely once in a lifetime. I just wish it didn't happen when I was so young -- Only 10 years old. But hell, I remember the heat. It was scorching. I was sitting behind some Americans who were supporting Italy. I really only remember the penalties. But then again, I guess the first 90 minutes weren't that memorable.

I remember the semifinal too -- before Brasil - Sweden, I was watching the earlier semi at one of the fan zones outside of the Rose Bowl. Surrounded by Italians...and secretly cheering for Bulgaria. Lol.

Here I am in one of the group matches at Stanford Stadium. Haha.

leonidas is offline   Quote 
Old 18 Jul 2009, 01:40 AM   #7
Mengão86
BigSoccer Moderator

Mengão86's Avatar

Blog Entries: 5

Supporter: Flamengo Rio Janeiro
Foe: Vasco da Gama Rio Janeiro, Fluminense Rio Janeiro

Haha, I was 8 years old. Unfortunatly I didn't go to any of the matches, so I vow to go to Brazil in 2014 to see them, hopefully in the finals. I remember being away from home when we faced the US, and I was able to listen to the game on the radio (I don't remember which station).

I really needed 1994, because my first memory of the Selecao was when we lost to Argentina in 1990.
Mengão86 is offline   Quote 
Old 18 Jul 2009, 10:08 AM   #8
Century's Best
BigSoccer Member+

Quote:
Originally Posted by leonidas View Post
3 words. I was there.

I saw 5 of Brazil's 7 games. Probably will never see Brazil in another final. Personally. Definitely once in a lifetime. I just wish it didn't happen when I was so young -- Only 10 years old. But hell, I remember the heat. It was scorching. I was sitting behind some Americans who were supporting Italy. I really only remember the penalties. But then again, I guess the first 90 minutes weren't that memorable.

I remember the semifinal too -- before Brasil - Sweden, I was watching the earlier semi at one of the fan zones outside of the Rose Bowl. Surrounded by Italians...and secretly cheering for Bulgaria. Lol.

Here I am in one of the group matches at Stanford Stadium. Haha.

I envy you. I have never watched Brazil play live. I've seen the US, Holland, Argentina, as well as Real Madrid, Roma, AC Milan, Juventus, and Manchester United; in Brazil I"ve seen SPFC and Palmeiras. But Brazil? Not yet.
Old 18 Jul 2009, 10:09 AM   #9
Century's Best
BigSoccer Member+

Quote:
Originally Posted by Mengão86 View Post
Haha, I was 8 years old. Unfortunatly I didn't go to any of the matches, so I vow to go to Brazil in 2014 to see them, hopefully in the finals. I remember being away from home when we faced the US, and I was able to listen to the game on the radio (I don't remember which station).

I really needed 1994, because my first memory of the Selecao was when we lost to Argentina in 1990.
Yeah I wanna go in 2014 as well. I know somebody in Brazil who goes to every SPFC game and has been to every one of SPFC"s Libertadores games in recent time. She has contacts; hopefully her contact will enable her to get Brazil NT games in 2014.
Old 18 Jul 2009, 12:09 PM   #10
Denilson70
BigSoccer Member+

http://globoesporte.globo.com/Esport...7-9825,00.html

Thank you for winning the World Cup, Senhor Branco. Here is a pistol to celebrate!
Denilson70 is offline   Quote 
Share

Reply

Bookmark to Your Favorite Social Site

Home > Forums > Americas > Brazil

On sale for $24.99
at our soccer store

On sale for $179.99
or buy soccer jerseys

Share
Thread Tools Search this Thread
Search this Thread:

Advanced Search
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Forum Jump

All times are GMT -5. The time now is 01:35 PM.

Copyright © 2009 Big Internet Group, LLC. All rights reserved. PRIVACY POLICY. TERMS OF USE.
The BigSoccer name and logo and 'Share the Passion!' are service marks of Big Internet Group, LLC.
The BIG Network: Soccer | Aussie Rules Football | Travel | Cricket | Lacrosse | Music
Views expressed by the bloggers and users of BigSoccer do not represent the views of Big Internet Group, LLC.