The "Aprendendo Português" Thread

Discussion in 'Brazil NSR' started by MetroChile, Dec 2, 2011.

  1. Ombak

    Ombak Moderator
    Staff Member

    Flamengo
    Apr 19, 1999
    Irvine, CA
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Nat'l Team:
    Brazil
    In Portuguese feeling a condition in oneself (illness, happiness etc) requires a reflexive verb, feeling other emotions directed towards other people or concepts does not.

    It's the kind of thing that native speakers take for granted as making sense but languages could employ many different mechanisms to do it. In this case Portuguese (and a few related languages) chooses reflexive for the first category.
     
    NotreDameFlamengo repped this.
  2. Ombak

    Ombak Moderator
    Staff Member

    Flamengo
    Apr 19, 1999
    Irvine, CA
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Nat'l Team:
    Brazil
    It's ... not... laziness...!!!

    Must ... try... not to lecture!
     
  3. Mengão86

    Mengão86 Moderator
    Staff Member

    Flamengo
    Brazil
    Nov 16, 2005
    Maryland, RJ/ES/PE
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Nat'l Team:
    Brazil
    It's sarcasm, using Ace's line of thinking.

    But lecture away! Haha.
     
  4. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    I dont know if this is a futebol term for just a derrogatory term for someone, but what does mulambada mean?
     
  5. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    What does 'mighs' mean? I assume its an abbreviation or condensed spelling of a word. The sentence it was used in was: vem pro brasil mighs
     
  6. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    Derogatory term for poor people in the lower social class. Used to describe/offend Flamengo fans.
     
    NotreDameFlamengo repped this.
  7. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    No idea. Honestly looks like a typo.
     
    NotreDameFlamengo repped this.
  8. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Mulambada is a term that does not like to use.

    I hate Flamengo, but hey, I'm a fan of Vasco. Who lives in Brazil knows how the fans of Vasco is great, especially in lower social classes.

    It's very inconsistent one vascaíno refer to a flamenguista with the term mulambada . Do not do it.

    There are so many terms being used in Brazil ... many flamenguistas refer to Vasco and you supporters with bias (involving Portugal).
     
  9. Hendrixforpope

    Hendrixforpope Member+

    Barcelona
    Brazil
    Dec 15, 2007
    Club:
    FC Barcelona
    Vamos falar portugues por favor :p
     
  10. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Vamos sim hahaha
     
  11. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Hahaha, isso como é que encontrei o termo. Nos comentários num artigo, reparei um vascaino chamando Fla "um time dos mulambadas".
     
  12. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Esse apelido se tornou comum nos últimos anos.

    Também chamam o Fla de time da favela...

    Como falei, isso é uma incoerencia muito grande, principalmente para os vascainos. A torcida do Fla é maior, mas o Vasco também tem uma torcida imensa e é basicamente o mesmo tipo da torcida do Fla: grande em todas as classes sociais, principalmente nas mais ''baixas''.

    Para xingar ou menosprezar os flamenguistas, prefiro usar outros termos, mas nao é assunto para esse tópico hahaha
     
    Mengão86 repped this.
  13. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    esse é um thread pra apprender português, Pode falar mermão, haha.

    Na verdade, há poucos caras nesse fórum, todo mundo aqui dentro precisa ficar conjunto, haha
     
  14. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    NotreDame, é brasileiro ou tem ''raízes'' aqui? Porque torcer para esse timinho?
     
  15. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Nada, sou americano de verdade, então meu sangue é completamente Irlandês. Eu queria aprender uma língua e escolhi português há uns anos. Por isso apaixonei com a país e com futebol. Recentemente mudei emprego para que eu consiga trabalhar no Brasil. E daqui a um ano, vou pra lá.

    Não quero ser brasileiro ou nada disso, só quero morar lá por em torno de dois anos, e entender mesmo sobre a cultura e povo. Gosto muito de tanto sobre a país, mas não tudo :). Não sou ingênuo, haha.

    Escolhi Fla por causa da cidade maravilhosa e a torcida.
     
  16. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Legal demais.
    Certamente você vai gostar muito de morar no Brasil, ainda mais se morar no Rio de Janeiro.
    É uma cidade com muitos problemas como violencia, desigualdade social, transportes, etc mas por outro lado, é de uma beleza incrível, um povo em geral bastante simpático e que oferece muitas maneiras de diversão, para todos os gostos.

    Dois anos é um tempo legal para começar a entender o Brasil de verdade. Acho esquisito quando vejo pessoas que moram seis meses em um país e dizem que conhecem tudo haha

    É uma cidade (e o país todo) que respira futebol, há discussão em todos os lugares, todas as pessoas tem um time para qual torcer. Infelizmente vc nao verá essa mesma animaçao no que diz respeito a publicos nos estadios, q sao baixos. Mas vc vai gostar muito. E vai chegar aqui com o Maraca reaberto - desfigurado, é verdade, mas ainda assim é o Maraca.

    Aliás, vc já foi no Maraca?
     
  17. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Infelizmente não fui, não. Mal posso esperar.
     
  18. MetroChile

    MetroChile Member+

    Jan 13, 2001
    NJ; Valpo.
    Club:
    Santiago Wanderers
    Nat'l Team:
    Chile
    I wish my Portuguese was as good as NotreDame's. :( Props, by the way. :cool::thumbsup:
     
  19. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Uma pena. Mesmo que o Maracana tenha sido desfigurado e completamente diferente após a reforma - nao há mais dois andares, apenas 80 mil lugares - será uma experiência inesquecivel pra voce.
    Lembro até hoje da minha primeira vez no Maraca. É quase como um ''rito'' de passagem para qualquer um que ame futebol . Todos se lembram da primeira vez no estádio. É mágico, único.

    Uma pena que seja flamenguista, se nao teria a chance de ir a Sao Januario, outro templo do futebol na cidade. :)
     
  20. Bakaman

    Bakaman Member

    May 8, 2008
    São Paulo, Brazil
    Club:
    Santos FC
    Nat'l Team:
    Brazil
    Curiosamente, todos os meus melhores amigos não gostam de futebol. Vai entender... Talvez os que gostem de futebol não sejam meus melhores amigos porque a gente briga muito nas discussões de mesa redonda :p
     
  21. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    hahahahahaha!

    É, nem todos os meus amigos são grandes fãs de futebol...
    Mas todos tem um time para se declarar torcedor. E tem uma pequena noção de como ele está/quais jogadores ele tem, ou qual é o grande craque. Isso eu vejo em quase todas as pessoas. E mesmo aqueles que não são apaixonados por futebol, comemoram ou sacaneiam um amigo quando seu time é campeão. :)
     
  22. celito

    celito Moderator
    Staff Member

    Palmeiras
    Brazil
    Feb 28, 2005
    USA
    Club:
    Palmeiras Sao Paulo
    Nat'l Team:
    Brazil
    A sua perseverança é realmente admirável. Só por curiosidade, em que área você trabalha ?
     
  23. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Obrigado. Engenharia estrutural: prédios, pontes, outros parecidos
     
  24. NotreDameFlamengo

    Jul 25, 2011
    Raleigh, NC
    Club:
    Flamengo Rio Janeiro
    Very random question: The scene at 3:30 has Alicate yelling "olho gas". I'm curious as to why he chose to use "olho" instead of something else, whether it's slang or not i don't care. Is saying "olho alguma coisa" the same as "Ha' alguma coisa" or "tem alguma coisa"? Is there any specific reason why he chose this wording, and what other ways is it common? Is using the 1st person form of olhar somehow implying that people come and check it out? I thought I remember an announcer calling a game use it in a way to call attention to a player about to shoot.



    I guess this might seem inconsequential, but I've found that learning these little slang expressions lets you understand the thought process of the language more.
     
    MetroChile repped this.
  25. Lucas...

    Lucas... Member+

    Dec 18, 2012
    Tô sem som no pc, por isso nao dá pra ouvir e te responder, jaja alguem explica.

    Mas quais seriam as situaçoes que voce viu em jogo?
     

Share This Page